Recentemente, o Facebook anunciou a mudança de uma empresa de mídia social para uma empresa de metaverso, descartou o antigo nome e se renomeou como Meta. Você está preparado para o metaverso?
Embora a ideia não seja exatamente nova (o termo foi cunhado pelo escritor americano de ficção científica Neal Stephenson, em 1992), ela só não tomou forma anteriormente porque a tecnologia necessária para possibilitar esta realidade não estava disponível ainda.
O metaverso é um amálgama de mundos virtuais com os quais podemos interagir, nos divertir e também trabalhar. É o sucessor natural da internet e das plataformas de mídia social que o ocupam hoje. Embora o metaverso ainda esteja em desenvolvimento, o anúncio do Meta certamente lhe dará um grande impulso.
Um exemplo do metaverso: usando óculos de realidade virtual e fone de ouvido, nos transportamos para um mundo virtual no qual podemos sair com amigos e interagir com eles, por meio de um avatar virtual de nossa escolha.
O metaverso permite que os usuários possuam lotes virtuais de terrenos e os povoem com ativos digitais e até mesmo desenvolvam experiências de sua própria escolha. Recentemente, um terreno de um mundo virtual foi vendido por U$ 2,4 milhões em criptomoedas. Ele será usado para hospedar eventos digitais de moda e vender roupas virtuais para avatares. As possibilidades de interação no metaverso são inumeráveis.
O metaverso é um mundo que mescla realidade virtual e realidade aumentada em um ambiente imersivo e a Orion de certa forma já faz parte desse ambiente. Nossa Realidade Aumentada é uma tecnologia que ajuda a realizar manutenção nos sistemas. Por meio de um dispositivo móvel, seja tablet ou celular, apontado para um QR code ou para um equipamento, o sistema o identifica e já mostra todos os seus parâmetros.
Imagine um quadro de energia, com muitos disjuntores. Apontando o tablet para este quadro, a RA da Orion já mostra os parâmetros do quadro: temperatura, tensão, corrente, potência, uma série de informações para que o técnico entenda o que está acontecendo com aquele quadro.
Quando se fala em manutenção, quanto mais rapidamente vier a informação, melhor, e a RA proporciona esse ganho de tempo e produtividade. A RA da Orion pode economizar em torno de 30% de mão de obra. Justamente por proporcionar informações mais rapidamente, o sistema consegue ser muito mais eficiente, necessitando de um menor número de pessoas para prestar o mesmo serviço.
As empresas ditarão como o metaverso se desenvolve e, ainda mais importante, possuirão suas próprias partes nele. Precisamos nos capacitar para esse futuro que já bate à nossa porta.