A Internet das Coisas (IoT) é um fenômeno da atualidade. Com suas inúmeras possibilidades, modificará a maneira como vivemos e agimos. Uma dessas mudanças será a maneira de se fazer gerenciamento e manutenção predial.
Ao alimentar de maneira contínua aplicativos e sistemas com informações, a IoT oferece novas e inovadoras maneiras de gerenciamento e monitoramento. Hoje, praticamente tudo pode ser monitorado, desde o funcionamento e o comportamento de bombas hidráulicas, até os demais equipamentos elétricos dentro de uma edificação.
E como isso é feito? Por meio de sensores e sistemas de medição. Pode-se medir a temperatura de equipamentos, coletar dados, como corrente, carga de trabalho, tempo de atuação, e tudo em tempo real e de forma descomplicada.
As ferramentas, disponíveis em aplicativos simples para smartphones ou tablets, combinam a instrumentação da IoT com os aplicativos baseados na nuvem, possibilitando que os prestadores de serviços resolvam os problemas com muito maior rapidez e eficiência. Com alertas instantâneos, emitidos quando surge um problema, os técnicos podem analisar o problema remotamente e decidir se precisam ir ao local, atribuir uma tarefa a um técnico de campo ou se o problema pode esperar até a próxima visita de manutenção agendada.
Por meio do uso da IoT no gerenciamento e manutenção predial, a Orion busca soluções financeiramente viáveis para que o gestor de FM tenha condições de implementá-las em suas edificações e buscar a sustentabilidade.
A Orion ajuda o gestor de FM a tomar as decisões corretas, baseadas em dados, interpretando-os, e a melhor maneira de fazer isso é medindo. Essa medição é realizada por meio de sensores IoT financeiramente viáveis. Os dados relevantes são jogados na nuvem e gerenciados por Inteligência Artificial.
A Orion faz a adequação de algumas operações e processos prediais tradicionais aos novos moldes tecnológicos, utilizando dados gerados por sensores de IoT aliados a plataformas de computação cognitiva, baseada na Inteligência Artificial. Tudo isso já faz parte de uma tecnologia disponível. Prepare-se para o futuro.