Rate this post

Nos últimos dois anos, o setor de FM enfrentou desafios únicos. Agora, quando o cenário está se estabilizando, percebe-se que essas situações podem ser resolvidas com soluções tecnológicas, que estão surgindo no momento certo. A seguir, confira algumas das tendências para o setor de FM em 2023.

  1. Trabalho remoto e equipes distribuídas

O antigo padrão de trabalhar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em sua própria mesa, parece ser coisa do passado. Entre as muitas mudanças no ambiente de trabalho causadas pela pandemia, o surgimento de modelos de trabalho remoto e híbrido estão entre as mais significativas, o que é um desafio para o gerenciamento de instalações.

Os recursos precisam estar disponíveis para acomodar picos aleatórios e imprevisíveis de atendimento em escritórios e outros espaços de trabalho. Quando os funcionários não conseguem encontrar mesas, salas de reunião ou espaços colaborativos para usar, isso significa tempo de inatividade e produtividade desperdiçada. A coleta e a análise desses dados podem ser utilizados para obter insights sobre padrões de uso e oportunidades para repensar o espaço de trabalho.

  1. Sustentabilidade orientada por dados

O FM sustentável não é mais uma tendência – é uma necessidade. As operações prediais respondem por 27% das emissões globais, e a percepção de que algumas delas decorrem de instalações subutilizadas é um alerta para os FMs incorporarem eficiência energética aos processos.

O monitoramento contínuo dos dados de ocupação é apenas uma das muitas maneiras pelas quais os FMs podem aprofundar o impacto de ações de sustentabilidade, otimizando ar condicionado e iluminação, por exemplo.

Espera-se que os gerentes de instalações se encarreguem de encontrar maneiras de tornar seus edifícios mais eficientes em termos de energia, neutros em carbono e sustentáveis.

  1. Sensores de ocupação para automatizar a eficiência

Os sensores de ocupação fazem muito mais do que ligar as luzes e o ar condicionado quando alguém entra em uma sala de reunião. Eles também coletam dados sobre como o espaço está sendo usado – e como pode ser otimizado.

Ao coletar dados do sensor, entender os padrões de utilização do espaço e rastrear as principais métricas, as empresas obtêm controles detalhados de todos os aspectos dos edifícios. As instalações podem ser gerenciadas com mais eficiência, com base em como o espaço está sendo realmente usado. Isso não apenas reduz os custos, mas também ajuda as empresas a moldar as instalações de acordo com a forma como os funcionários as utilizam.

  1. Automação e robótica no local de trabalho

A automação e a robótica no local de trabalho estão gradualmente se tornando mais comuns, à medida que as empresas buscam maneiras de melhorar a eficiência e cortar custos. Os Facility Managers desempenharão um papel vital neste processo, pois são responsáveis por supervisionar a manutenção e a operação de edifícios e instalações.

Robôs podem realizar uma variedade de tarefas, desde a limpeza do chão até a entrega de correspondência. A automação ajuda com tarefas repetitivas, como agendamento de compromissos e pedido de material de escritório. Ao assumir algumas das tarefas rotineiras pelas quais os gerentes de instalação são responsáveis, a robótica e a automação podem liberar tempo para se concentrar em projetos mais importantes.

O ano de 2023 já desponta no horizonte e todos nós, da família Orion, agradecemos a sua companhia, prezado leitor, ao longo desses meses, esperando que o novo ano o mantenha junto ao que mais preza: sua família, seus amigos e seu trabalho, sempre com muita saúde. Até lá!