As tendências de FM para 2022 incluíam respostas relacionadas à pandemia e inovação tecnológica; por causa da pandemia, que arrefeceu, mas continuou a aparecer em ondas, as partes interessadas do FM se concentraram em locais de trabalho híbridos. Ao mesmo tempo, as tecnologias FM continuaram avançando.
Em 2022, o mercado global de Facilities Management foi avaliado em US$ 1.260,36 bilhões, mas espera-se que suba para US$ 1.856,44 bilhões até 2029 – com uma taxa composta de crescimento anual de 5,7% (Fortune Business Insights). No Brasil, considerando o período entre 2022 e 2027, projeções indicam um crescimento de 11% em novos negócios que não existiam no mercado.
O setor de FM está entre os mais importantes, pois fornece ferramentas e serviços vitais necessários para a manutenção de edifícios e infraestrutura. Garantir funcionalidade, segurança e sustentabilidade fazem parte do gerenciamento de instalações. Em 2022, a gestão e a manutenção de terrenos e edifícios os tornaram ambientes seguros e saudáveis, contribuindo para um bom e produtivo ambiente de trabalho, o que, por sua vez, promoveu maior eficiência e bem-estar aos colaboradores.
O ano que se encerra foi marcado pela volta ao trabalho presencial, mas com grande parte das organizações operando no modelo híbrido, o que mudou a maneira como o FM atua na gestão dos espaços. A IoT e seu uso no local de trabalho digital foram radicalmente afetados pelo aumento do trabalho remoto. Com a introdução de medidores, sensores, sistemas prediais e dispositivos que medem o comportamento real e se comunicam e interagem com outros sistemas, a IoT teve uma ampla aplicação no setor de FM, permitindo que os profissionais entendessem melhor como seus prédios, locais de trabalho e ativos realmente funcionam.
À medida que as empresas em todo o mundo reabriram escritórios, esses ambientes se mostraram bem diferentes do que eram antes da pandemia. Aproveitando as lições aprendidas, as empresas implementaram elementos de trabalho presencial e remoto que melhor apoiassem seus objetivos e promovessem maior engajamento e produtividade dos funcionários. O uso de tecnologias integradas não foi apenas mais uma opção, mas parte integrante de um local de trabalho seguro e confortável para todos.
Surgiram inovações tecnológicas para o gerenciamento e uso eficiente dos espaços de trabalho, o chamado workplace management, otimizando-o, potencializando sua gestão e tornando a experiência do colaborador mais positiva.
O campo da tecnologia avança continuamente, impulsionando o desenvolvimento no mundo do gerenciamento de instalações. Além dos edifícios ficarem mais inteligentes ano após ano, a pressão para investir em sustentabilidade está aumentando devido a novas legislações, e os usuários dos edifícios exigem um local de trabalho que satisfaça novos tipos de necessidades, o que moldará o setor de FM nos próximos anos.
Acompanhe, na próxima semana, nosso artigo sobre as tendências de FM para 2023.