Rate this post

A tecnologia e o gerenciamento de informação desempenham um papel cada vez mais importante no Gerenciamento de Facilities. Conheça, a seguir, tendências que trarão novas realidades para o mercado de FM em 2022, e prepare-se agora para o que está por vir.

Novas tecnologias, demandas por sustentabilidade, necessidade de diminuir custos e aumentar a eficiência no consumo de energia e água — tudo isso fez com que o mercado de FM passasse por grandes mudanças, levando as empresas a perceber a importância do papel do Gestor de Facilities, destacando-se como uma posição estratégica para o sucesso do negócio.

As tendências pós-pandemia indicam tempos de recuperação e readaptação frente à crise, em conjunto com a transformação digital, principalmente depois da entrada do 5G em nosso país. Big Data, Inteligência Artificial e IoT trabalharão em conjunto, reduzindo, ou mesmo eliminando, de maneira assertiva e objetiva, a possibilidade de problemas de infraestrutura, por meio da análise dos padrões de falhas ao longo da vida útil dos ativos.

Máquinas e equipamentos cada vez mais conectados à internet permitirão essa integração e comunicação entre os sistemas. Com o uso de medidores, sensores, sistemas prediais e dispositivos que medem o comportamento real e se comunicam e interagem com outros sistemas, a IoT terá uma ampla aplicação no Gerenciamento de Facilities, permitindo que profissionais de FM entendam melhor como seus edifícios, locais de trabalho e ativos realmente operam.

Para 2022, outra tendência no mercado de FM será é a implementação de ações de sustentabilidade em todos os processos organizacionais, não apenas no cuidado com o meio ambiente, mas também com as questões sociais e econômicas.

Durante a pandemia, as tecnologias integradas foram as grandes responsáveis pela manutenção da comunicação no trabalho híbrido ou home office e continuarão como tendência no Gerenciamento de Facilities, por contribuir na comunicação e eficiência entre os departamentos.

As tendências para a gestão do mercado de infraestrutura para 2022 são de otimismo. A entrada do 5G vai impactar tanto as operações diárias, quanto as vidas pessoal e profissional. Com muitos mais elementos conectados à rede, as empresas que tomarem a dianteira serão um diferencial. A tecnologia provocará uma disrupção no mercado de FM e os gestores precisam estar atentos, ampliando seu conhecimento multidisciplinar, entendendo os principais indicadores desse novo modelo de gestão.

Para os próximos anos, a tecnologia mudará o mercado de FM, com foco na sustentabilidade e na eficiência. Utilizar energia para a operação de um negócio é natural; gastá-la com desperdício, com usos desnecessários, pode ser evitado. A tecnologia existe para ajudar nesse sentido.