Rate this post

Algumas organizações já reconhecem a mudança disruptiva que a tecnologia está trazendo para seus modelos de negócios e buscam estratégias de transformação digital. Comparado com outras categorias, o setor imobiliário tem historicamente demorado a adotar soluções de tecnologia, mas já enxerga a mudança como necessária, para se diferenciar na oferta de produtos e serviços e obter vantagem competitiva.
BIG DATA E IA
Como o espaço de escritório é usado? Ao rastrear e monitorar o desempenho em questões como benchmarks de sustentabilidade, a coleta de dados, o uso de aprendizado de máquina e a inteligência artificial já estão ajudando gerentes e investidores a identificar e prever tendências de mercado, ajudando-os a antever problemas antes que apareçam. À medida que essas novas tecnologias adentram o setor imobiliário, elas trazem oportunidades, mas também novos desafios.
Os gerentes de portfólio estão lidando com uma quantidade massiva de informações, mas surge a preocupação sobre o uso e gerenciamento dos dados dos clientes. O incremento nesse fluxo e o crescente uso de dispositivos móveis para controlar instalações também aumenta a necessidade de uma segurança cibernética mais sofisticada.
PROPTECHS
Já ouvimos falar em Fintechs (startups que trabalham para inovar e otimizar serviços do sistema financeiro) e Contechs (termo usado especialmente nos EUA, referindo-se a startups relacionadas ao ambiente de obra). Mais recentemente surgiu o termo Proptech, relacionado a startups que oferecem produtos tecnologicamente inovadores ou novos modelos de negócios para o mercado imobiliário.
As Proptechs são um sinal evidente da transformação digital no mercado imobiliário, representando todas as empresas que estão adotando o setor imobiliário para melhorá-lo, impulsionadas por um cenário digital em constante mudança e novos padrões de consumo. De fato, todos os ramos do setor imobiliário tradicional estão sendo ameaçados pelo surgimento das Proptechs.
A tecnologia ajudará a manter o setor imobiliário em alerta. Os modelos de negócios estão sendo reavaliados, as necessidades dos consumidores estão evoluindo, mas a inovação e a tecnologia não terão êxito se não atenderem às necessidades dos clientes. As Proptechs chegaram para se aprofundar nessas questões, analisar essas mudanças, oferecer soluções mais adequadas e melhorar as experiências dos clientes.