Rate this post

A tecnologia cresce exponencialmente, o poder de processamento dos computadores dobra a cada 18 meses e a estrutura das organizações acompanha essa mudança vertiginosa. O tempo em que as empresas tinham milhares de funcionários e grandes instalações físicas parece ter ficado para trás. As startups modernas são o oposto disso: pequenas organizações focadas em tecnologias da informação. O que antes era físico foi se desfazendo, novos produtos e fluxos de receita são criados em questão de meses, às vezes semanas.

A tecnologia está impactando os processos industriais tradicionais. É uma espécie de interrupção, mas que está plena de oportunidades para novos empreendedores. Esses novos desafios levaram Peter Diamandis, juntamente com Ray Kurzweil, a fundar a Singularity University, com o objetivo de “educar, inspirar e capacitar líderes a aplicar tecnologias exponenciais para enfrentar os grandes desafios da humanidade”. Eles apresentaram o que chamaram de “6Ds Exponenciais”: a jornada exponencial de uma tecnologia digital em seis fases, uma espécie de reação em cadeia da progressão tecnológica – Digitalização, Decepção, Disrupção, Desmonetização, Desmaterialização e Democratização, a seguir descritas:

Digitalização – tudo o que possa ser digitalizado, ou seja, representado com os números zero e um, cresce exponencialmente, como ocorre na computação. De fácil acesso e distribuição, a informação digital poder ser propagada na velocidade da internet.

Decepção – quando se inicia o processo de digitalização, a fase inicial de crescimento parece ser decepcionante, mas uma vez que ganha força a trajetória ascendente é imensa. O dobro de 0,01 é 0,02, o que não parece ser muito, isso até a barreira do número inteiro ser rompida. Aí, 2 rapidamente se transforma em 32 ou até mesmo 32.000.

Disrupção – o mercado existente de um produto ou serviço é rompido pelo novo mercado que a tecnologia exponencial cria, porque as tecnologias digitais o superam em efetividade e custo. Quem compraria CDs, quando pode ouvir músicas por streaming?

Desmonetização – o dinheiro vai desaparecendo à medida que a tecnologia vai se tornando mais barata, ao ponto mesmo de se tornar gratuita. Programas são mais baratos de produzir do que equipamentos. Com um smartphone ou tablet e aplicativos apropriados, podemos acessar terabytes de informação e desfrutar de múltiplos serviços a um custo próximo de zero.

Desmaterialização – tecnologias que já foram volumosas ou caras: rádios, câmeras, vídeos, telefones, estão agora inseridas em smartphones que cabem no bolso.

Democratização – à medida que a tecnologia é digitalizada, mais pessoas têm acesso a ela. Tecnologias de ponta não estão mais restritas a grandes corporações ou governos.

A Singularity University afirma que as tecnologias exponenciais ajudarão a resolver alguns dos maiores desafios do mundo. A largada foi dada. A pista está livre para novos empreendedores, aqueles que possam tirar proveito do poder dos exponenciais, quebrar mercados e plantar sementes de inovação.

Peter Diamandis, cofundador da Singularity University, fala sobre sua teoria: os 6 Ds da disrupção tecnológica.