Rate this post

Superada a interrupção causada pela pandemia, o setor de FM olha para o futuro, principalmente na elaboração de estratégias de sustentabilidade.

Observar os três pilares de sustentabilidade: social, econômico e ambiental determina que as empresas de serviços de FM e seus clientes trabalhem juntos para ajudar a reduzir as emissões de carbono, melhorar o bem-estar da equipe, apoiar a economia local e a cadeia de suprimentos.

A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é o compromisso voluntário das empresas com o desenvolvimento da sociedade e a preservação do meio ambiente, desde sua composição social e um comportamento responsável com as pessoas e os grupos sociais aos quais se integram. Ela emerge como estratégia para o desenvolvimento sustentável, porém, ao lado desses desafios, encontra-se a percepção de que o FM precisa ir além dos parâmetros da Responsabilidade Social Corporativa (RSE), trabalhando para melhorar suas classificações Ambientais, Sociais e de Governança (ESG).

O conceito de responsabilidade ambiental não deve se restringir ao edifício. Manter práticas sustentáveis dentro dos processos administrativos gera resultados positivos relacionados a eficiência e redução de custos. Para isso, é necessário construir uma cultura de responsabilidade que envolva todos os colaboradores, sejam eles próprios ou terceirizados. A mudança de postura de uma única pessoa acaba tendo reflexos no meio familiar, entre amigos e, assim, essa consciência de respeito e conservação vai se propagando e gerando benefícios a toda a sociedade.

Atualmente, fornecedores de FM e seus clientes estão introduzindo inovações digitais, em gerenciamento e de design para melhorar o desempenho ambiental. Inovações tecnológicas, com a mais recente tecnologia digital, ajudam a medir a qualidade dos serviços FM, oferecendo aos ocupantes do edifício acesso aos aplicativos mais recentes que ajudam a aprimorar a experiência do usuário.

Ao longo deste e dos próximos anos, o setor de FM trabalhará arduamente, adotando os métodos mais eficientes de gerenciamento de energia e resíduos/reciclagem, enquanto empenha-se para garantir que as organizações permaneçam operacionais e a economia em geral seja solvente.

Não importa a próxima reviravolta que a pandemia possa trazer; a sustentabilidade, em todas as suas formas, continuará sendo o fundamento da missão do FM.