O Brasil possui 40% de elevadores irregulares, muitos por serem antigos ou não terem um engenheiro responsável, e infelizmente esse percentual a cada ano aumenta. Você sabe a importância do Relatório de Inspeção Anual (RIA) dos elevadores?
Em 2020, foram registradas 206 ocorrências de pessoas presas em elevadores na capital paulista, maior cidade do país. Pode parecer pouco, mas às vezes um simples contato sujo ou enferrujado pode fazer com que passageiros fiquem presos no elevador, e quem já passou por essa situação sabe o que isso significa.
Todo síndico diligente conhece a importância da manutenção mensal dos elevadores, fundamental para o bom funcionamento do equipamento; o Relatório de Inspeção Anual dos elevadores complementa esse cuidado. Trata-se de um documento elaborado e emitido pela empresa de manutenção que está prestando o serviço no elevador. O relatório funciona como um “atestado de saúde” dos equipamentos e deve ser emitido todo ano ou no momento em que uma nova empresa é contratada. O RIA depende de legislação municipal, portanto, nem todas as cidades o tornam obrigatório.
O relatório deve conter todo o parecer técnico do elevador, atestado por um engenheiro responsável, com o objetivo de informar aos órgãos competentes e ao condomínio as condições do(s) equipamento(s) avaliado(s): contato das portas dos andares e da porta da cabina, cabos de tração, interruptores, freios, motores, limpeza e lubrificação.
Juridicamente, o RIA traz segurança ao síndico e ao condomínio. Em caso de acidente envolvendo o elevador, ele será o primeiro documento a ser solicitado pela jurisdição e seguradora do condomínio. Caso o relatório emitido ateste que o elevador estava em boas condições de uso, o condomínio ficará resguardado.
Além do respaldo jurídico que o RIA garante, é por meio deste documento que as pessoas têm a certeza de que o seu meio de transporte está em conformidade com a legislação e é mantido por uma empresa idônea.
Com o RIA, é possível: identificar erros e falhas que a empresa esteja cometendo na manutenção; prevenir acidentes; saber a hora de modernizar o elevador; adequar-se às normas vigentes; proporcionar maior segurança ao usuário; evitar gastos desnecessários.
Os elevadores são um meio de transporte seguro, mas acidentes podem acontecer, por isso a importância da inspeção anual. Por transportar vidas, a responsabilidade é muito maior.