Rate this post

Todos os desafios urgentes da sustentabilidade, seja a gestão de recursos hídricos escassos, a adaptação às mudanças climáticas ou a criação de cadeias de valor responsáveis, exigem novas formas de criatividade colaborativa e pessoas dispostas a implementar mudanças coletivamente em todos os níveis e em todas as áreas de nossa sociedade global.
Vivemos em um mundo interconectado, portanto, as soluções para os desafios da sustentabilidade não podem ser encontradas isoladamente. A colaboração não é apenas fundamental, é o único caminho para o êxito.
Precisamos cuidar do planeta muito melhor do que temos feito nas últimas décadas, e essa é uma responsabilidade coletiva que inclui governos, empresas e indivíduos. Atualmente existe uma ação coletiva que não existia há 10 anos, mostrando tanto para o mercado quanto para o mundo como as relações mudaram, portanto, dentro do mundo corporativo, as empresas precisam entregar mudanças verdadeiras e duradouras nesse sentido. Algumas já incorporaram a sustentabilidade como parte de uma estratégia geral de responsabilidade social corporativa, enquanto outras formaram equipes de sustentabilidade; para realmente cumprirem suas metas de sustentabilidade, porém, elas necessitam de ideias coletivas e contribuições de uma variedade de partes interessadas. Há a necessidade de construir parcerias que estejam na mesma sinergia, com fornecedores e clientes mais conscientes, colocando em prática as ideias de parceiros, funcionários, fornecedores e clientes sobre como implementar práticas de negócios sustentáveis.
Mas qual o motivo de o coletivo ser tão importante quando se trata de sustentabilidade? A chave para aproveitar o poder de um grupo mais amplo de ideias em torno da sustentabilidade está em dar a esse grupo uma plataforma para compartilhar e discutir ideias e criar uma cultura que apoie, incentive e recompense o pensamento inovador.
Paul Polman, ex-CEO da Unilever e vice-presidente do Pacto Global da ONU, ao receber um prêmio por seu trabalho em sustentabilidade, em 2019, afirmou: “Nenhum floco de neve em uma avalanche se sente responsável — todos nós fazemos a diferença. São os esforços coletivos de todos nós, individualmente, que vão mudar o mundo.” Em um ecossistema empreendedor sustentável, a experimentação empreendedora é um processo altamente interdependente e interativo. A sustentabilidade é uma conquista coletiva.