Rate this post

Após a II Guerra Mundial, o Japão proporcionou ao mundo uma verdadeira revolução tecnológica, e agora também vem da terra do sol nascente a iniciativa de guiar o planeta em direção a um futuro mais brilhante, mostrando um conceito ideal da próxima sociedade, a chamada Sociedade 5.0.

UM BREVE HISTÓRICO

Estabelecendo planos específicos para uma profunda integração com a tecnologia de ponta, com o objetivo de resolver problemas econômicos e sociais, o Japão já deu um passo adiante e está pavimentando o caminho para a Sociedade 5.0. Como, porém, a humanidade chegou lá?

A Sociedade 1.0 é considerada o período em que o homem era caçador e nômade, com ferramentas feitas a partir de rochas. Na Sociedade 2.0 aconteceu a chamada Revolução Neolítica, com o homem agrícola e sedentário; suas ferramentas eram fabricadas a partir do ferro. A Sociedade 3.0 foi o período industrial, quando os homens começaram a fabricar máquinas. A Sociedade 4.0 é o período atual, a Era da Informação, cuja maior invenção, a Internet, continua a crescer vertiginosamente e já não pode mais ser separada da vida humana cotidiana.

A PRÓXIMA SOCIEDADE

A Sociedade 5.0 é um conceito centrado no equilíbrio do progresso econômico com a solução de problemas sociais e sistemas que integram o ciberespaço e o espaço físico. Buscando tornar a economia à prova do futuro, diante da escassez de mão-de-obra e do envelhecimento da força de trabalho, o Japão procura implementar soluções que poderão servir de lição para outras nações, que em breve também enfrentarão demandas demográficas e econômicas semelhantes.

Essencialmente, o país está planejando criar uma “sociedade superinteligente”, capaz de fornecer soluções customizadas por meio de tecnologias como Inteligência Artificial, robótica, big data e drones, além de políticas e reformas regulatórias, dando ênfase especial à capacitação de cada indivíduo para participar ativamente e viver com segurança e conforto.

Hoje em dia, além das máquinas, muitos objetos são equipados com sensores que produzem informações sobre seu status ou localização. O poder de computação está dobrando em menos de dois anos, a quantidade de informação aumenta vertiginosamente e aí entra em cena a Inteligência Artificial. Essa disponibilidade de dados tão vasta, além da IA cada vez mais poderosa, leva a novas formas de negócios e interações tecnológicas, o que eleva o papel do Data Center a um novo patamar. O que a Inteligência Artificial pode fazer pela sociedade? Será capaz de resolver seus grandes problemas?

O objetivo da Sociedade 5.0 é focar no ser humano. Estão previstas soluções para uma melhor qualidade de vida, incluindo os setores da saúde, mobilidade e infraestrutura. Tecnologias e inovações precisam ser aproveitadas para ajudar as pessoas, não para substituí-las. Elas se tornarão o centro da vida social, enquanto as máquinas serão um sistema de apoio ao seu redor. A inteligência artificial ajudará a fazer melhores escolhas, mas seres humanos ainda tomarão as decisões. Entre as inúmeras melhorias, estão previstas fontes de energia mais eficientes e ambientalmente amigáveis. A automação no setor agrícola aumentará a eficiência da produção e reduzirá o problema das dificuldades alimentares. Ao que tudo indica, a Sociedade 5.0 parece ser tudo o que a humanidade espera do terceiro milênio.