A tendência em todos os setores é que cada vez mais os robôs sejam incorporados às etapas produtivas. Na construção civil, a implementação das mais recentes tecnologias e avanços, como inteligência artificial e robótica, possibilita precisão e rapidez, economizando tempo, custos e recursos.
Uma aplicação que deverá ser comum nos próximos anos é a utilização de máquinas para o serviço de alvenaria. Uma empresa australiana, chamada Fastbricks Robotics Ltd., inventou um robô de assentamento de tijolos, chamado Hadrian X, projetado para funcionar e fornecer resultados eficazes. Ele constrói paredes e estruturas de blocos usando os dados de modelos CAD 3D das estruturas. Ao incorporar robôs de alvenaria, como o Hadrian X, em um projeto de construção, os benefícios podem ser um trabalho mais rápido, menos desperdício de material e economia geral no projeto de construção.
Hoje em dia, a segurança nos canteiros de obras está se tornando uma grande preocupação e roubos podem custar grandes somas às empresas. Drones robóticos, programados para usar inteligência artificial, ajudam a monitorar canteiros de obras para fins de segurança. Eles capturam imagens aéreas de alta resolução, transmitindo vídeos diretamente para monitores, tablets e telefones celulares usando tecnologias de ponta.
Outra maneira de a construção civil usar a tecnologia robótica em seu favor é durante demolições, atividade que demanda muito esforço, energia e precisão dos colaboradores, além de apresentar um grande risco de acidentes de trabalho. Embora os robôs de demolição sejam relativamente lentos, eles são mais baratos do que o custo incorrido na contratação de equipes especializadas em demolição de estruturas. A implementação de robôs de demolição em canteiros de obras pode ser uma boa alternativa às equipes de demolição especializadas, pois podem ser controlados de uma área mais segura, proporcionando um ambiente mais resguardado para os trabalhadores. A segurança e a relação custo-benefício são as duas principais razões pelas quais eles são adotados para trabalhos de demolição.
As vantagens do uso de robôs na construção civil incluem: segurança no canteiro de obras, maior eficiência, precisão aprimorada e redução de tempo e custo das operações. A principal desvantagem é o alto custo inicial. Embora a robótica seja econômica a longo prazo, os equipamentos e máquinas exigem um alto investimento. A manutenção também pode representar um gasto extra, afinal, a robótica é uma tecnologia; em algum momento, como qualquer outra tecnologia, vai requer manutenção para manter sua eficiência. Manter vários robôs pode resultar em despesas adicionais.
A automação e a robótica na indústria da construção mudaram a perspectiva de engenheiros civis e arquitetos. A implementação das mais recentes tecnologias de ponta, como robótica, automação e internet das coisas (IoT), transforma a indústria da construção, ao substituir os métodos convencionais. O futuro da robotização na construção é promissor e revolucionará completamente os métodos e práticas atuais de engenharia civil.