Rate this post

A indústria de Facilities Management está crescendo, englobando estratégias que podem ser aproveitadas não somente para reduzir custos, mas também para superar desafios e aproveitar novos modelos de trabalho.

O gestor de Facilities e sua posição estratégica têm se mostrado de grande importância para o negócio. Além de impactar diretamente na lucratividade e na imagem da marca, empresas com governança fortalecida tendem a permanecer resilientes na crise, com vantagens reputacionais e competitivas.

Fernando Gorguet, Head de Global Sales da Deskbee, plataforma brasileira de gestão do workplace, afirma: “Hoje, o FMer deve ter entre seus objetivos promover a qualidade de vida das pessoas que fazem parte da organização”. Fatores como o bem-estar dos colaboradores, infraestrutura sustentável e retenção de talentos são focos de toda grande empresa, e o gestor de Facilities deve estar atento a isso.

A função de um Workplace & Experience Manager é um híbrido entre um gerente de RH e um Facilities Manager. Ele é responsável pela experiência geral do funcionário e os elementos que a influenciam, incluindo o local de trabalho físico, a tecnologia e as políticas que moldam a cultura da empresa. Mas não se trata apenas da satisfação dos funcionários. Espera-se que os gerentes de experiência no local de trabalho promovam a colaboração e aumentem a produtividade com o objetivo final de melhorar o relacionamento com o cliente.

À medida que a experiência no local de trabalho se torna uma prioridade, a posição do Facilities Manager tem mais destaque, desempenhando um papel importante na promoção de experiências positivas que impulsionam o envolvimento dos funcionários e melhoram o atendimento ao cliente. Construir uma cultura empresarial forte e produtiva, da qual os funcionários queiram fazer parte, é um pré-requisito para a experiência moderna no local de trabalho.

Para quem trabalha no setor de Facilities, é importante que esteja atualizado sobre as repercussões da transformação digital do trabalho, as novas relações entre colaborador e empresa e a redefinição dos espaços físicos de trabalho. Para terem sucesso, as empresas do setor terão de acompanhar as tendências, além de estarem constantemente atualizadas sobre as novas necessidades do mercado. É este conhecimento que as ajudará a entregar experiências excepcionais.