A cada dia os edifícios ficam mais inteligentes e a tecnologia, mais sofisticada. Nesse cenário, destaca-se o Gestor de Facilities, gerenciando as instalações de forma mais eficaz, com nítidas vantagens competitivas.
À medida que o ritmo da Quarta Revolução Industrial se intensifica, a manutenção e o gerenciamento eficazes de uma instalação tornam-se cada vez mais importantes. O mercado da construção inteligente dará um salto em receita nos próximos anos, entrando aí a importância de um Facilities Manager dedicado, totalmente integrado e em harmonia com as demais áreas, principalmente a de pessoas.
Os gerentes de instalações são responsáveis por garantir que tudo relacionado à infraestrutura física do negócio esteja funcionando como deveria, além de identificar áreas para maior eficiência e economia de custos. Um gerenciamento eficaz é essencial para o desempenho de qualquer organização, independentemente do seu tamanho e escopo. Um bom gerenciamento e manutenção de instalações pode proporcionar maior adaptabilidade, flexibilidade e sustentabilidade para a organização.
A carga de trabalho de um gerente de instalações é complexa e variada; ele precisa gerenciar orçamentos, alavancar o conhecimento técnico, tomar decisões rápidas e resolver problemas. Além disso, o gerente de instalações moderno também deve ser capaz de entender e usar a tecnologia, como sistemas computadorizados de gerenciamento de manutenção (CMMS), para melhorar seu trabalho, aumentar a produtividade, reduzir o tempo de inatividade de equipamentos e agilizar as operações diárias.
Nos últimos tempos, as empresas têm aberto mais espaço para o gestor de Facilities estar integrado e em harmonia com todas as demais áreas, principalmente a de pessoas. É dever de um gerente de instalações criar um ambiente de trabalho acolhedor para os funcionários. Isso atende a muitos objetivos mais amplos, incluindo atrair e reter os melhores talentos, melhorar a eficiência e a produtividade e criar uma cultura positiva no local de trabalho. Os gerentes de instalações servem como uma ponte entre o local de trabalho e os funcionários.
As operações e o planejamento das instalações têm um enorme impacto no desempenho de uma organização. Pode ser um desafio um gestor de Facilities tornar-se parte contribuinte da conversa estratégica de uma empresa, mas essa interação inevitavelmente trará muitas vantagens, como governança fortalecida, resiliência em momentos de crise, vantagens reputacionais e competitivas, além de impactar diretamente no lucro da empresa.