Rate this post

São notáveis e visíveis os progressos tecnológicos no mundo e, como visto em muitas áreas afetadas pela tecnologia, o setor imobiliário também está sendo impactado pela mudança da ordem mundial. Em um ambiente influenciado pela Indústria 4.0, será inevitável se beneficiar das benesses da tecnologia no setor imobiliário.

Em comparação com outros setores, como bancos, varejo e saúde, o setor imobiliário foi um dos últimos a adotar a digitalização. É uma transformação necessária, pois a tecnologia digital aprimora a experiência de compra de casa, enquanto aumenta a eficiência operacional para corretores de imóveis. Espera-se que a digitalização do setor imobiliário acelere, pois a covid-19 forçou a transformação digital em diversos setores, mesmo naqueles mais conservadores e resistentes.

Recursos digitais, como tours virtuais em residências, portais de locatários e soluções em empréstimos imobiliários, pagamentos e serviços de seguros estão mudando a forma como os imóveis são comprados, vendidos, alugados e gerenciados. Tendências semelhantes estão surgindo no setor imobiliário comercial, onde os proprietários podem assumir o gerenciamento de seus ativos com painéis centralizados que fornecem informações sobre o uso de energia, gás e água, acompanhar a manutenção necessária e muito mais.

Para quem já possui um imóvel, há um aumento de soluções que simplificam a gestão da sua casa. Os painéis de dados centralizados permitem que o proprietário obtenha informações sobre os dados de sua propriedade, como gás, água e uso de energia. Muitas vezes, esses bancos de dados centralizados são projetados para funcionar em conjunto com dispositivos inteligentes.

A Internet das Coisas (IoT), atributo da Indústria 4.0, é uma tecnologia que permite um sistema de dispositivos de computação interconectados incorporados em dispositivos domésticos. Manutenção preditiva, eficiência energética e um estilo de vida conveniente são apenas algumas das vantagens que a IoT pode trazer para o setor imobiliário. A IoT é usada para aumentar o valor da propriedade usando dispositivos domésticos inteligentes com sensores incorporados, como sistemas de iluminação automatizados ou aspiradores de pó robóticos. Todos esses dispositivos e sistemas estão centralizados em um painel, muitas vezes disponível como um aplicativo para smartphone, para que seja possível controlar a propriedade de qualquer local com conexão à internet.

Nenhuma revolução industrial ocorre sem complexidades e desafios específicos. As empresas imobiliárias devem desenvolver estratégias de transformação digital que abordem os principais componentes para modernizar o setor, aproveitando as enormes oportunidades que a Indústria 4.0 proporciona.