A indústria 4.0, com a incorporação de tecnologias inteligentes, automação e troca de dados, também se reflete no setor de limpeza, com grandes avanços em áreas como software de gestão de Instalações. A união entre IoT e Facilities oferece uma maior otimização na execução das tarefas.
Se olharmos para trás, ficaremos surpresos ao ver o impacto que a saúde e a higiene tiveram no desenvolvimento da civilização ao longo da história. Sempre foram pilares básicos do progresso, cuja importância foi especialmente destacada no quadro da crise da covid-19.
As atividades de limpeza e conservação muitas vezes são manuais e repetitivas, por isso a área permite uma boa inserção da automação. Utilizar robôs é uma realidade para a execução de atividades mais simples como a limpeza de vidros, carregamento de produtos e aspiração de pó, por exemplo. Eles são equipamentos totalmente autônomos: saem da sua base de carregamento, realizam suas tarefas de limpar e aspirar, até interagem com as instalações automaticamente (abrem elevadores e portas) e, uma vez encerrada a tarefa, regressam às suas bases, esvaziam os depósitos e se colocam em condições de recarregar sua energia.
A utilização de sensores, legado da IoT, está cada vez mais generalizada. Por exemplo: muitos minutos são desperdiçados por um colaborador, verificando se um dispensador tem lenços suficientes ou se uma saboneteira está carregada, com a dificuldade de que, quando um cliente de um estabelecimento público acessa o banheiro e não há toalhas de papel ou sabonete, a experiência do cliente é afetada. Com um contador de fluxo de pessoas, as recargas só precisarão ser feitas quando for realmente necessário, tornando automático o acionamento dos profissionais de limpeza, manutenção e reposição.
Serviços terceirizados de limpeza e de Facilities podem ser impactados diretamente com a IoT, com a inserção da tecnologia desde a gestão e monitoramento, até a execução e controle de atividades. Por isso, as empresas terceirizadas podem e devem utilizar esses recursos para ampliar a eficácia e a eficiência das suas operações. A IoT pode otimizar as atividades do setor de Facilities e limpeza facilitando a automação, nos serviços de suporte administrativo, com um maior controle dos ativos e no gerenciamento de empreendimentos via aplicativos.
A evolução tecnológica nos tempos atuais tem um ritmo jamais visto antes e, quando menos se espera, surge uma novidade capaz de mudar completamente um mercado inteiro. Seguindo essa tendência, a Internet das Coisas (IoT) se destaca como um novo e eficiente recurso para a gestão no setor de Facilities e limpeza. O uso da tecnologia da indústria 4.0 tornou os serviços de limpeza e conservação cada vez mais digitais, sustentáveis e seguros.