Rate this post

Assim como na Indústria 4.0, surge um forte movimento no sentido de definir-se uma visão avançada do modelo ideal para Facilities Management, procurando o aproveitamento máximo das tecnologias disponíveis.
A área de Facilities tem o potencial de desempenhar um diferencial competitivo nas organizações, integrando tecnologia com processos e pessoas. Não se imagina hoje em dia a prestação de qualquer serviço no setor de FM sem o uso de inovação e tecnologia, com uma gestão que considere modularidade, interoperabilidade, descentralização, colaboração, conectividade e digitalização de processos. Logicamente, com a crescente valorização do espaço de trabalho e o surgimento dessas tecnologias, o profissional de gestão tende a ganhar cada vez mais destaque e responsabilidade dentro das organizações. Uma das maiores tendências que essa nova indústria FM 4.0 tem trazido é a transformação da dinâmica do espaço e das relações de trabalho.
A inovação é um dos maiores desafios para as empresas que desejam se manter competitivas na indústria de Facilities 4.0. Devido à natureza descentralizada e multidisciplinar do negócio, torna-se complexa a implantação de práticas que resultem em mais produtividade e menos custos. Portanto, para o gerenciamento de todos os serviços relacionados à Gestão de Facilities, é imprescindível o investimento em tecnologia, tanto para a execução dos serviços do dia a dia, quanto para a gestão e controle dos outros processos envolvidos.
Combinando o uso de sensores de IoT com redes de conectividade, com uma relação custo-benefício mínima, os processos de gestão de Facilities podem ser ainda mais automatizados. Com a utilização de drones e inteligência artificial, por exemplo, é possível reduzir o tempo de inspeção de semanas para uma questão de dias. Com o Facilities 4.0, é possível automatizar e digitalizar os processos de inspeção sem comprometer a segurança e a precisão. Melhorias em produtividade, sustentabilidade, retenção de talentos e gestão inteligente de custos são os pilares desse novo mercado.
Atualmente, há tecnologia para solucionar verticalmente várias questões relacionadas a serviços, quer seja segurança, limpeza etc., mas que operam de maneira isolada. A grande tendência a nível global é que os FMs trabalhem e invistam em plataformas de integração de todas essas áreas, promovendo um gerenciamento inteligente baseado em dados. Este será o grande legado do Facilities 4.0.