Rate this post

A Qualidade do Ambiente Interno, ou QAI, refere-se à qualidade do ambiente de um edifício em relação à saúde e ao bem-estar das pessoas naquele espaço. A relação entre a QAI e o conforto dos ocupantes apresenta diversos aspectos, porém, uma vez que passamos mais de 90% de nossas existências em ambientes fechados, é importante entendê-los.
Muitos estudos científicos mostram que a Qualidade do Ambiente Interno (QAI) tem um efeito direto na saúde, no conforto, no bem-estar e na produtividade das pessoas. A qualidade do ar interior, o conforto térmico e o acústico, além dos níveis suficientes de luz natural, são os principais determinantes da QAI e desempenham um papel importante na garantia da qualidade de vida e no bem-estar geral dos ocupantes do edifício. A seguir, uma breve descrição de cada um deles:
A qualidade do ar interno refere-se à condição do ar dentro de edifícios e estruturas. Um espaço com boa qualidade de ar interno possui baixos níveis de contaminantes e odores e quantidades razoáveis de CO2 e umidade. A restrição e o controle das fontes de poluentes do ar interno, em combinação com a ventilação adequada, são essenciais para garantir uma boa qualidade do ar interno. O conforto térmico relaciona-se com a percepção dos indivíduos acerca do ambiente térmico, que não deve ser nem muito quente nem muito frio. Tanto a iluminação natural quanto a artificial devem fornecer luminosidade suficiente para permitir que os usuários do edifício façam suas tarefas com segurança e conforto, sem interferência de clarões e sombras. O conforto acústico inclui a capacidade de proteger os ocupantes do edifício de ruídos e fornecer um ambiente acústico adequado para cumprir os objetivos para os quais o edifício foi projetado.
Muitas pessoas sofrem de doenças respiratórias devido às suas condições habitacionais e vivem em edifícios com elevadas concentrações de poluentes perigosos, devido a níveis inadequados de ventilação. Aumentar o conforto interno e a qualidade do ar pode reduzir enfermidades e mortes prematuras associadas a essas causas. Um bom índice de QAI é fundamental para proporcionar saúde, conforto, bem-estar e produtividade em edifícios, garantindo um equilíbrio entre as diferentes necessidades dos seus ocupantes, como economia de energia, temperatura confortável, luz natural suficiente e boa qualidade do ar interno. Engenheiros e arquitetos já avaliam e propõem estratégias para melhoria do conforto ambiental das edificações, incluindo soluções de arquitetura bioclimática e de sistemas prediais.