Rate this post

Preocupações com a perda de emprego por causa da automação não são novas. Em 1811, trabalhadores têxteis britânicos atacaram e queimaram fábricas por temerem que operadores de máquinas estivessem roubando seus empregos. Apesar desse e de outros movimentos contra a automação, todas as mudanças tecnológicas acabaram criando mais empregos do que os eliminados.

Hoje, é a Inteligência Artificial que desperta esse temor. Com a IA, empregos de baixa qualificação têm sido eliminados, substituídos pelos de alta qualificação, que exigem altos níveis de treinamento. Mas os serviços de zeladoria, limpeza e conservação, jardinagem e segurança, por exemplo, típicos do gerenciamento de Facilities, poderão ser substituídos por robôs? Estudos apontam que é mais provável que isso venha a acontecer em carreiras como programação, robótica e engenharia, habilidades necessárias para melhorar e manter a IA e a automação.

Nada garante que o futuro se reproduza como o passado, portanto, o melhor a fazer é o trabalhador investir em qualificação e garantir seu lugar no mercado de trabalho.