Rate this post

Com tantas inovações vindas de instituições de fora do Brasil, é animador o fato de uma empresa brasileira ter criado uma argamassa orgânica, sustentável, cujo uso pode reduzir o consumo de água na obra em 95% e o custo de construção em 40%.

Esqueça a combinação de cimento, areia, cal e água. A Biomassa do Brasil, como é chamada, é feita com uma mistura de polímeros com minérios inertes, que não exigem queima. Ótima notícia, levando-se em consideração que 3% de toda a energia consumida no planeta é utilizada na fabricação de cimento, além das enormes quantidades de CO2 emitidas na atmosfera com a sua produção.

Esta deve ser a meta da indústria da construção civil: buscar a sustentabilidade e a eficiência, pois, apesar de ser um dos mais importantes setores da economia brasileira, muitas empresas ainda agridem o meio ambiente e produzem muitos resíduos.

Símbolo dessas transformações, o Centro Corporativo Portinari foi o primeiro a receber a certificação LEED Platinum no Centro Oeste, o mais avançado dos selos, representando nossa preocupação com a questão ambiental.