As questões ambientais não são mais algo para as gerações futuras resolverem, mas demandas urgentes que precisam ser definidas agora, pois, quando se trata do meio ambiente, as decisões de hoje têm um impacto de longo prazo na saúde do planeta. Ao adotar a sustentabilidade, as decisões de FM podem ter um enorme impacto positivo.
Por que a sustentabilidade em Facilities Management é tão importante? Os fatos demonstram que a exigência de fazê-lo está se tornando crítica: instalações sustentáveis em edifícios existentes promovem economia de energia, aumento de produtividade, redução no fluxo de resíduos e conservação de água, entre outros benefícios.
Instalações mais ecológicas não apenas melhoram a pegada de carbono da empresa, mas também ajudam a gerar receita. Há diversas maneiras pelas quais os gerentes de Facilities podem investir em instalações sustentáveis: realizar análises de sustentabilidade, atualizar equipamentos para aumentar a eficiência energética, usar materiais de limpeza ecológicos, fazer manutenções preventivas, implementar práticas de reciclagem.
A evidência do crescente interesse pela sustentabilidade é impressionante. Uma pesquisa recente da PriceWaterhouseCoopers, com mil CEOs de 43 países, indicou que 79% desses CEOs acreditam que a sustentabilidade é vital para a lucratividade de qualquer empresa. A razão para o aumento do interesse é clara. As práticas sustentáveis são lucrativas, porque podem reduzir o risco, tornar os negócios mais eficientes e avançados tecnologicamente, reduzindo as preocupações ambientais e sociais.
A Norma ISO 41000 e a Certificação Fitwell surgiram para padronizar e melhorar a gestão de Facilities, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar das pessoas.
A família ISO 41.000, como toda norma reguladora, traz uma série de determinações com foco em proporcionar uma base sólida para o Facility Management. A ISO 41.001:2018, especificamente, tem por objetivo específico estabelecer os requisitos para um sistema de gerenciamento de instalações, auxiliando as equipes a obter um alto nível de eficiência. A norma trabalha com as melhores práticas internacionais e é atualmente uma das maiores referências para a realização de uma gestão estratégica de FM.
A Certificação Fitwel é um sistema comprometido com a construção de empreendimentos planejados para fortalecer e melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas.
O setor de FM tem usado cada vez mais softwares de gestão com o objetivo de reduzir o uso de recursos do meio ambiente, além de buscar outras soluções e práticas sustentáveis mais simples. Em Facilities Management, já está estabelecido o princípio de que minimizar o desperdício — de tempo, esforço e recursos — leva a benefícios financeiros e pode ser aplicado a qualquer processo.