5 (100%) 1 vote

O País enfrenta uma das piores crises hídricas em décadas, o que levou o Governo Federal a publicar o Decreto Nº 10.779, de 25 de agosto DE 2021, determinando a redução de 20% do consumo de energia em órgãos públicos, entre setembro de 2021 e abril de 2022.

Para alcançar esta meta, a Orion desenvolveu um centro de controle 24 horas para gerenciar os dados mais relevantes para uma operação eficiente. Com isso, será possível ir muito além dos 20% de redução determinados pelo Governo, diminuindo os custos de operação.

Isso é possível mesmo para edifícios antigos, pois a maior barreira para uma gestão eficiente não é a idade das instalações, mas a dificuldade em analisar dados e propor soluções efetivas e com retorno de investimento atrativo.

Com mais de 25 anos no setor, a Orion tem procurado soluções inovadoras, agregando inteligência e eficiência às instalações prediais e industriais de seus clientes. Ao abordar todo o ciclo de vida de uma edificação, desenvolve soluções que garantem conforto, segurança, alta disponibilidade, sustentabilidade e redução de custos.

Com um menor uso de recursos naturais e mais economia para o cliente, oferecemos alternativas integradas de avaliações, implantações, manutenção, operação e gestão da infraestrutura. Múltiplas tecnologias de automação predial integram-se em um único sistema, o que resulta em melhor gerenciamento de consumo de energia elétrica, água potável, saneamento, gases em geral, utilização de banheiros e copas, reserva de sala de reuniões, ocupação de espaços e estações de trabalho compartilhadas.

O Centro Empresarial Portinari, primeiro edifício certificado LEED Platinum da região Centro-Oeste, é a síntese desta filosofia. A Orion foi responsável por toda a infraestrutura predial do empreendimento, atuando nas fases de projeto, implantações, acompanhamento das certificações, manutenção, operação e gestão integrada da edificação. O projeto foi iniciado em 2015, finalizando as certificações e a entrega definitiva da edificação em 2018. Possui nove pavimentos, em 17.000 m2.

Este projeto utiliza amplamente recursos tecnológicos de automação e controle de todos os componentes da edificação, alinhando as características construtivas e operacionais dos componentes da infraestrutura aos processos das certificações pretendidas pelo proprietário do empreendimento.

Confira algumas soluções e resultados Orion para o Centro Corporativo Portinari: 48% de redução no consumo de água e 36% no de energia, com automação integrada desses processos; sistemas de reúso de águas pluviais e de condensação e de climatização de alta eficiência; elevadores com sistema de regeneração de energia; sistema de gerenciamento de iluminação com luminárias LED com dimerização inteligente; utilização de materiais regionais e com conteúdo reciclável; sistema de esgotamento a vácuo; fachada de alta eficiência (projetada para diminuição de carga térmica) e sistema de geração de energia elétrica fotovoltaica; componentes projetados com robustez adequada ao funcionamento do empreendimento, permitindo a melhor relação custo x benefício aos locatários e proprietários.

Sempre olhando para o futuro, esta é a filosofia da Orion: elevar a eficiência dos empreedimentos, com a menor intervenção humana possível, por meio do uso de Tecnologia da Informação, Inteligência Artificial e IoT. Inteligência e eficiência a seu favor. Clique aqui para saber mais.