Rate this post

A pandemia causou enormes danos pessoais, econômicos e sociais. Ceifou milhares de vidas ao redor do mundo, exacerbou as muitas interrupções em andamento, revelando a inviabilidade de muitos modelos de negócios, e agora é hora de nos perguntarmos: como reiniciar a economia, consertar o que foi destruído e nos preparar para lidar com a série de problemas que surgiram?
APRENDIZADO NA CRISE
A História pode nos guiar. Após a Crise de 1929, também conhecida como Grande Depressão, a teoria da gestão empresarial foi completamente transformada. Cada crise econômica na história causou o colapso do mundo como se conhecia na época. Esta pandemia global não será a exceção para repensar novos modelos e sistemas que definirão o curso de ação em todos os aspectos de nossas vidas. Antes da covid-19, projetava-se um mundo completamente diferente para 2025, no qual as organizações teriam de se reconfigurar para manter sua viabilidade. Aceleradas pela pandemia, essas mudanças podem realmente ocorrer mais cedo do que pensávamos.
Durante esta crise, as primeiras ações de curto prazo realizadas pela maioria das empresas foram no sentido de identificar soluções de redução de custos, porém, para a maioria delas, este tempo ofereceu a oportunidade de pensar de forma diferente sobre a tecnologia e os canais digitais. As empresas terão que se reorganizar com sistemas mais fluidos, flexíveis e ágeis, assim poderão evoluir e se adaptar a novas formas de fazer negócios. As plataformas digitais que alavancam a IoT e permitem a interatividade entre máquinas e pessoas tornarão o atendimento mais eficiente e até pró-ativo, o poder e a influência das grandes empresas de tecnologia e outras organizações com modelos de negócios de plataforma provavelmente crescerão.
A quarentena e o distanciamento social nos forçaram a trabalhar por meio da tecnologia. Teletrabalho, streaming de vídeo ou e-commerce — empresas transmitem entretenimento, efetuam vendas online e atenuam as desvantagens do isolamento, mantendo-nos conectados a amigos e familiares por meio da tecnologia também. Grande parte dessa atividade flui para os maiores players, que estão colhendo um retorno em escala. A pandemia também deve acelerar a automação de empregos por meio de IA e robótica. Na área de saúde, os desafios que as populações envelhecidas representam para alguns setores, a exemplo dos sistemas de saúde inadequados, se aceleraram e estão agora no centro da crise, que terá um efeito diferencial em grupos etários distintos, mudando a perspectiva de vida de muitas pessoas. Devemos aprender com essa experiência, aproveitar as tecnologias e inovações digitais que vieram em nosso auxílio e investir nelas para que possamos construir negócios e modelos de experiência ainda melhores.
ABRAÇANDO O FUTURO
Existe uma oportunidade de construir um futuro mais sustentável e resiliente, em cada unidade de análise e nível da sociedade, no qual todos possam prosperar. Ao reconhecer os desafios que o mundo enfrenta, internalizar as muitas lições da pandemia e implantar as ferramentas e tecnologias disponíveis, podemos traçar um novo caminho, mais adaptativo. Evoluir e adaptar: este será o grande legado da era pós-covid.