Rate this post

Um ecossistema é definido como sendo o conjunto formado por comunidades de seres vivos que habitam e interagem em determinada região e pelos fatores que exercem influência sobre essas comunidades. Isso pode ser traduzido em um conceito formado por diferentes agentes que se correlacionam e criam novas formas de ser, agir e pensar juntos, um modelo de gestão democratizada e horizontal, conduzido pela área de Facilities Management.

CRESCER É O QUE IMPORTA

O que interessa em um modelo de ecossistema de crescimento não é a idade da empresa de FM, mas se ela tem as bases necessárias ou o potencial para crescer. Isso permite que seus resultados econômicos sejam atingidos, proporcionando um ciclo virtuoso e de prosperidade da forma mais fácil e consistente possível. Durante a jornada de elaboração do ecossistema de crescimento, existe uma atenção grande no diálogo e na participação de todos aqueles que são peças-chave.

Ênfase especial deve ser dada ao processo de comunicação, com a formação de uma equipe com essa finalidade no ecossistema, cuja função deve ser, além de comunicar a jornada de transformação, os eventos e os resultados, igualmente compartilhar as iniciativas e seus resultados positivos. Como diz o ditado, a propaganda é a alma do negócio.

O mercado de Facilities Management está sabendo transformar ideias em negócios? Quantas empresas sobreviverão à era pós-covid? Alvin Toffler, escritor e futurista americano (1928-2016), afirmava: “o analfabeto do século XXI não será aquele que não conseguir ler e escrever, mas aquele que não tiver a capacidade de aprender, desaprender e reaprender.” Essa é a reinvenção exigida pelo momento ao setor de FM. Obviamente, uma empresa só funciona se tiver lucro, e lucrar investindo em ideias novas é algo realmente diferenciado e promissor.

INOVAÇÃO EM MENTE

Boas ideias precisam de ambiente preparado e muito trabalho para dar bons frutos. A oportunidade de criar um ecossistema de crescimento é imprescindível para o setor de Facilities Management, com incentivos à inovação, em busca de produtividade e de novas tecnologias, para que as empresas continuem prosperando, gerando receita, empregos e competitividade, o que determinará sua sobrevivência, ou não, na era pós-covid.