5 (100%) 1 vote

Sabemos que o papel dos trabalhadores na manutenção predial é vital na prevenção da covid-19 e agora, com a reabertura econômica, quais os desafios dessas equipes para manter o bem-estar de todos?
SAÚDE E BEM-ESTAR EM PRIMEIRO LUGAR
Uma vez que o perigo de contaminação está na aglomeração em ambientes fechados, os empreendimentos que retomarem as operações terão de aumentar a periodicidade e reforçar os métodos de limpeza e higienização para o combate ao coronavírus. Um dos muitos desafios enfrentados pela área de Facilities é assegurar um diálogo constante com os funcionários sobre protocolos e checklists que devem ser seguidos, garantindo o controle e organização das atividades de limpeza de maneira descomplicada. Para isso, a OMS e a Anvisa dispõem de planos de contenção para a covid-19, com checklists específicos de limpeza, higienização e desinfecção de ambientes.
Para garantir a vida útil de um empreendimento, é essencial manter sua manutenção predial em dia e, nesses tempos de pandemia, isso tornou-se uma questão de saúde e bem-estar. Porém, com os empreendimentos parados, foi quase impossível para um gestor de Facilities manter todos os contratos ativos. O melhor a fazer nesse momento é rever parcerias e limitar, dentro do possível, os serviços não essenciais, chegando a um acordo com fornecedores estratégicos para poder prosseguir com as operações, que estarão naturalmente reduzidas. Para manter todos em segurança e garantir a produtividade, a escala de funcionários deve ser revista, permanecendo o grupo de risco em home office.
Algumas medidas preventivas e boas práticas ajudarão no controle da pandemia, como verificar o número de pessoas e o fluxo de veículos, evitando-se aglomerações e assegurando o distanciamento físico. As orientações de prevenção e medidas recomendadas no combate à covid-19 deverão estar sinalizadas com adesivos e cartazes. Higienização e desinfecção passam a figurar como ferramentas para proporcionar e garantir a saúde, devendo a dos calçados ser realizada na entrada, disponibilizando-se álcool em gel em pontos vitais do empreendimento. Máscaras faciais são obrigatórias para clientes e funcionários, bem como a utilização dos EPI’s (equipamentos de proteção) para as equipes internas e prestadores de serviço.
O tradicional mercado de sistemas de climatização está no centro das atenções. A manutenção preventiva exigida por lei nos aparelhos de ar condicionado garante a qualidade do ar interior e assegura as condições apropriadas de funcionamento dos sistemas de climatização. Pesquisas revelaram que o coronavírus pode se propagar pelo ar compartilhado, razão pela qual os gerentes de Facilities devam atualizar sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado antes de reabrirem edifícios. Isso naturalmente levará à modernização dos equipamentos.
EXPERIÊNCIA PARA O FUTURO
A pandemia trouxe, como consequência, a melhoria nos processos, qualidade e produtividade da limpeza. Os métodos de higienização evoluíram, com foco no meio ambiente e economia de recursos naturais. Até que tudo volte à normalidade, porém, é preciso planejar as operações de manutenção predial com cautela, assegurando decisões assertivas de gestão e diminuindo custos de operação. A experiência servirá para as equipes de manutenção se prepararem melhor e responderem prontamente ao desafio de novos surtos infectocontagiosos, casos surjam no futuro.