Rate this post

Todos conhecem o tricô como uma técnica de tecelagem capaz de confeccionar belas peças, especialmente para o frio, mas que tal tricotar um prédio inteiro? No que depender da universidade suíça ETH Zurich, essa façanha está perto de acontecer.
Eles usaram uma máquina de tricô industrial para fabricar uma malha que pode servir de base para uma construção. Em seguida, pulverizaram-na com uma mistura de concreto especialmente formulada. Uma vez endurecida essa mistura, aplicaram concreto reforçado com fibra. Batizado de protótipo KnitCandela, em homenagem ao arquiteto hispano-mexicano Felix Candela (1910-1997), a malha de tricô tem 4 metros de altura, pesa apenas 25 quilos, porém suporta mais de 5 toneladas de concreto.
As vantagens? Segundo seus criadores, o tricô oferece a vantagem fundamental de não ser mais necessário criar formas 3D montando várias partes. Com o padrão de tricô certo, pode-se produzir uma fôrma flexível para todo e qualquer tipo de estrutura, apenas pressionando um botão. O resultado? Redução de material, trabalho, tempo e resíduos. E o melhor é que tudo pode ser feito numa máquina de tricô convencional. (Foto: ETH Zurich)