Rate this post

Conversamos com a Presidente da ABRAFAC, @IrimarPalombo, sobre as tendências de mercado e também sobre a Expo FM 2021, maior e mais importante evento de Facility Management, Property e Workplace do Brasil. Confira abaixo a principais trechos:

1- No início da pandemia, ficou aquela dúvida no ar se os profissionais de FM perderiam relevância estratégia dentro das organizações ou não. Fazendo uma avaliação do cenário atual, qual é o saldo dessa balança?

Alguém talvez tenha pensado: “poxa, não vamos mais precisar de escritório, vamos todos trabalhar de casa e economizamos um bom dinheiro”. E realmente algumas empresas devolveram escritórios, desmobilizaram locais de trabalho e adotaram diversas estratégias. Por outro lado, muitas empresas se deram conta de que a casa do funcionário não atende 100% das necessidades de trabalho, não substitui o escritório para tudo. Também foi notória a quantidade de pessoas sobrecarregadas e com o famoso “burn out”. Ou seja, vamos todos trabalhar e encontrar o ponto de equilíbrio entre o home e o office e então o profissional de FM será peça chave na criação de ambientes corporativos que deverão entregar aos usuários os corretos espaços de colaboração, integração, encontros de gerações e hierarquias que irão nutrir as empresas e permitir seu crescimento nesse mundo tão volátil e incerto. Minha aposta é na valorização do profissional de FM pela sua resiliência e flexibilidade durante a pandemia e por sua incansável atitude de mentalidade de prestação de serviços.
2- Além de presidir a ABRAFAC, você também atua como Head de Infraestrutura e FM no SESC SP, instituição com mais de 40 unidades, instalações com características variadas e de diferentes tamanhos. Você poderia compartilhar conosco um pouco de quais estão sendo os principais desafios e o que vem sendo feito para manter toda essa infraestrutura em períodos de pandemia?

O SESC é uma entidade muito preocupada em cumprir demandas legais e normativas, e com a Pandemia não foi diferente. Além de seguir rigorosamente as leis e os decretos pertinentes, também adotamos as melhores práticas desenvolvidas por nosso time multidisciplinar, com representantes de várias áreas, buscando soluções para garantir o distanciamento social e a segurança da operação. Neste ponto a ABRAFAC é importante, porque permite que os profissionais de diferentes empresas troquem experiências e somem conhecimentos.
3- A ABRAFAC protagoniza e catalisa o desenvolvimento dos setores de Facility Management, Property e Workplace a nível nacional. Quais você acredita que sejam as principais tendências desse mercado?

Você tem razão, a ABRAFAC tem por missão ser esse catalizador de conhecimento e desenvolvimento e estamos engajados em cumprir nosso papel. Acredito que as principais tendências desse mercado sejam a educação continuada, os fóruns de discussão e network. A ABRAFAC atua nessas frentes por meio de várias iniciativas, como o prêmio ABRAFAC Melhores do Ano, FM Debate, FM Tatitcs, Congresso anual e Feira, além de seus Comitês: Certificação Profissional, Desafios do Workplace, Comitê Health e muito mais que está por vir.
4- Entre os dias 17 e 25 de agosto de 2021, teremos a 15ª EXPO FM e também o CONGRESSO ABRAFAC, entre os dias 18 e 19 de agosto de 2021, eventos 100% digitais. O que podemos esperar de novidade para o evento deste ano?

Realmente, neste ano o formato digital virá com força total por causa da pandemia. O nível dos palestrantes e dos debates será muito alto e é indispensável para o profissional que não somente quer se manter atualizado, mas também deseja participar ativamente, tendo voz ativa no mercado e sendo protagonista. O Congresso ABRAFAC é uma daquelas oportunidades que não se pode perder, sob risco de ser ultrapassado pela concorrência. Fiquem de olho!