Rate this post

O dinamismo caracteriza o atual panorama econômico. Transformações frequentes levam as organizações a adotar iniciativas que as mantenham no mercado de forma diferenciada e competitiva. Neste cenário, o design estratégico surge como abordagem fundamental na busca de resultados.
Um adorno, mero detalhe — por muito tempo o design foi visto assim: um simples processo, empregado somente para conseguir gerar um valor estético ao que está sendo apresentado ao consumidor. A transformação digital, porém, surgiu como um tsunami, derrubando velhas ideias e padrões, e com ela veio a visão de design estratégico. Baseado na experiência do usuário, o conceito tornou-se parte fundamental de todo o planejamento de marketing e gestão de qualquer organização.
Para entender o conceito de design estratégico, vamos imaginar a elaboração de um website para sua empresa. Você vai usar imagens, layout, tipografia e outros detalhes visuais que agradam somente a você, ou será que é necessário fazer um estudo avaliando os objetivos da empresa, qual público deve ser atingido, perfil dos consumidores etc.? Tendo em vista um cenário cada vez mais competitivo e clientes cada vez mais exigentes, será mais prudente seguir pelo segundo caminho. Eis aí o design estratégico: o estudo, a análise e o planejamento de todos os elementos visuais que serão utilizados, procurando oferecer a melhor experiência possível, pois tudo será avaliado pelo consumidor.
Fatores ligados a custos, diferenciação e qualidade podem ser afetados positivamente por investimentos em design, que desse modo ganham um valor estratégico, e sua adoção gera vários benefícios: estímulo à inovação, ao criar soluções diferentes e criativas para oferecer uma experiência única ao consumidor; colaboração entre as equipes, ao fazer com que diferentes setores interajam para encontrar soluções e alcançar os objetivos; gestão otimizada, ao criar maior integração nos processos, com todos os profissionais buscando encontrar as melhores saídas para a empresa; diferenciação, algo extremamente importante na disputa pelos consumidores; proximidade no relacionamento entre consumidor e empresa, com aprimoramento da experiência do usuário.
O design deve ser usado não apenas na estética de uma empresa ou de um produto, mas também na estratégia de negócio. Em um mercado cada vez mais complexo e competitivo, é hora de lançar mão de soluções mais criativas, rentáveis e que gerem diferenciação. É nesse sentido que o design estratégico pode contribuir.