5 (100%) 1 vote
Por todo o mundo, o “design-build” (desenho-construção) tem substituído com cada vez mais frequência o tradicional “design-bid-build” (desenho-licitação-construção). A principal diferença entre os dois modelos é que, ao invés de contratar uma empresa de engenharia e uma construtora, o cliente firma parceria com uma única companhia que lida com todo o processo, desde sua concepção até o pós-entrega.

Segundo uma pesquisa realizada pela Pennsylvania State University, ao adotar o sistema de design-build os projetos são entregues em períodos 33,5% menores do que o modelo considerado tradicional, enquanto a construção de edifícios é 12% mais rápida. Ou seja, o design-build economiza tempo e dinheiro, dois recursos essenciais no mercado cada vez mais competitivo.

Outra vantagem é que evita que os proprietários sejam colocados diretamente entre o arquiteto/engenheiro e a construtora, minimizando os riscos que seriam assumidos pelo cliente no sistema tradicional. Ao concentrar as contratações de equipes técnicas, a empresa escolhida pelo cliente assume as responsabilidades de gerenciar o processo, garantindo prazo e entrega completa.

Além disso, ao elaborar um contrato único que contempla todas as etapas do processo de construção, fica mais fácil para as partes envolvidas iniciarem o projeto sem atrasos ou questões burocráticas. Com a construtora definida desde o começo, muitas etapas podem ser suprimidas, o que é extremamente vantajoso, especialmente para estruturas complexas e/ou de grande porte.

O modelo permite ainda que o empreiteiro, engenheiros e prestadores de serviços proponham soluções de melhor valor para vários elementos das obras antes que sejam concluídas. Desta forma, são minimizados os conflitos e os riscos do proprietário em relação a erros de projeto são reduzidos. Outra vantagem é que, por estar sob uma única supervisão, o produto final tende a ser mais homogêneo e coerente. Quando o projeto é feito por uma empresa e a construção é gerenciada por outra, incoerências e desencontros no processo podem surgir com mais facilidade.

O design-build também traz alguns desafios pontuais: como o trabalho é conduzido por vários setores ao mesmo tempo, escolhas difíceis e modificações a todo o momento podem sobrecarregar as equipes envolvidas. Por isso, grandes empresas como a Orion Engenharia trabalham com foco em cronogramas factíveis, planejamentos rigorosos e bem estruturados.

Com mais de 25 anos de experiência no setor, a Orion reúne profissionais experientes, orientados por resultados, capazes não só de liderar uma equipe, mas de gerenciar o próprio trabalho com rigor. A empresa desenvolve soluções para todo o ciclo da infraestrutura, equalizando de forma harmônica quesitos técnicos e econômicos. A gestão unificada de todos os capítulos permite a eliminação de zonas de sombreamento entre múltiplos contratos e fornecedores, garantindo o cumprimento de prazos, metas, segurança, alta disponibilidade, sustentabilidade e redução do custo total da infraestrutura.

Interessado no modelo Orion de design-build? Entre em contato com a nossa equipe pelo número (61) 3314-1099 ou pelo e-mail contato@grupoorion.com.br e saiba mais.