Rate this post

Há dez anos, os hackers tinham como alvo grandes varejistas e organizações, atualmente eles voltaram sua atenção para pequenas empresas, com o objetivo de coletar informações pessoais. Como protegê-las de vazamentos de dados?
A segurança cibernética tornou-se um problema que afeta empresas de todos os tamanhos e em diversos setores no atual cenário de ameaças. No caso das pequenas empresas, este caminho costuma ser aberto porque elas não acreditam que podem ser um alvo e não tomam as devidas precauções. Não basta apenas trancar a porta à noite, porque os danos financeiros causados por uma violação cibernética podem ser equivalentes ao valor total do empreendimento.
As pequenas empresas são vulneráveis a violações de dados por três razões principais: elas tendem a pensar que são pequenas demais para ser um alvo, muitas vezes não têm recursos ou knowhow para implementar medidas de proteção ou demoram mais para detectar uma violação com rapidez suficiente depois que ela ocorre. Confira a seguir algumas medidas simples que podem proteger as informações de sua pequena empresa:
1. Entender como o ataque acontece, informando-se sobre os diferentes tipos de violações de segurança e quais medidas proativas a empresa pode tomar para evitá-las.
2. Desenvolver um plano de prevenção, com base nas informações coletadas no item anterior.
3. Instruir os funcionários, aumentando a conscientização sobre as diferentes técnicas de hacking, com treinamentos de segurança regulares. Além das violações de dados mais comuns que serão listadas no primeiro item, os colaboradores também devem saber questões básicas: como transferir arquivos com segurança, criptografar emails e se comunicar com segurança entre plataformas.
4. Manter o hardware pessoal e o de negócios separados. Isso é mais difícil de ocorrer em pequenas empresas, que não dispõem de muitos recursos, mas pode aumentar significativamente a exposição ao risco. Se possível, usar um computador dedicado para negócios e outro para uso pessoal.
5. Criptografar dados sensíveis. Depois desta etapa, apenas aqueles com autorização poderão ver os dados corretamente. Existem alguns tipos de tecnologias de criptografia que as pequenas empresas podem utilizar, além de técnicas de monitoramento e autenticação em tempo real.
Organizações menores costumam ser os principais alvos de ataques cibernéticos, porque não são protegidas pelo mesmo nível de infraestrutura de segurança das empresas maiores, ainda assim, têm dados valiosos a oferecer. Implementar medidas simples de proteção, agora, pode fazer a pequena empresa economizar tempo, dinheiro e dores de cabeça no futuro.