Rate this post

A disseminação maciça dos smartphones colocou um computador na palma da mão das pessoas. Hoje, usa-se o telefone celular para praticamente tudo, inclusive fazer chamadas telefônicas. O próximo passo é que seja usado para entrar em instalações e sistemas: saem de cena chaves mecânicas, crachás e cartões, entra em ação o controle de acesso móvel.
O controle de acesso é um elemento-chave em qualquer sistema de segurança. Os usuários precisam ter credenciais que devem ser apresentadas a um leitor automatizado. Até bem pouco tempo atrás, isso significava distribuir cartões, crachás ou chaves para todos os usuários e mantê-los atualizados. A biometria surgiu como opção, mas muitas vezes isso significa leitores dispendiosos. Por que, então, não fornecer acesso usando algo que as pessoas já possuem, como um smartphone, tablet ou smartwatch?
O acesso móvel permite que usuários entrem em locais físicos ou digitais usando um dispositivo móvel como uma credencial de controle de acesso. O smartphone, tablet ou wearable contém uma cópia digital de um cartão de controle de acesso físico válido, protegido por criptografia, bloqueando qualquer tentativa de clonagem. Utilizando os recursos do dispositivo, como NFC (Near Field Communications) ou BLE (Bluetooth Low Energy), para se comunicar com uma leitora, a credencial é autenticada e o sistema permite, então, o acesso ao local ou sistema, de acordo com as regras definidas pelos administradores.
E quais são os benefícios do controle de acesso móvel? Economia — os usuários já possuem o dispositivo de que necessitam para passar no sistema de controle de acesso: smartphones, tablets ou smartwatches. Praticidade — é muito mais provável você esquecer chaves e cartões em casa do que o celular. O acesso móvel simplifica os processos, o que significa menos suporte técnico. Segurança — as credenciais são enviadas para dispositivos móveis digitalmente, com dados criptografados para proteger a identidade e as credenciais de cada indivíduo. Flexibilidade — caso sua empresa cresça, você pode simplesmente atribuir mais credenciais às pessoas que necessitem delas. Caso o smartphone seja perdido ou furtado, isso de imediato não permite que alguém utilize o sistema de acesso móvel nele contido, para acessar sua empresa ou informações pessoais. E se o sistema estiver off-line? Geralmente, os sistemas de controle de acesso móvel suportam uma “funcionalidade off-line”, permitindo aos usuários desbloqueá-lo com o smartphone mesmo quando a conexão com a Internet estiver inativa.
Um sistema de controle de acesso móvel é uma excelente maneira de fornecer conveniência para os usuários, ao mesmo tempo em que reduz custos, protegendo as pessoas e o patrimônio. Por causa dos benefícios que oferecem sobre métodos tradicionais, os smartphones têm o potencial de transformar o futuro do controle de acesso.