Rate this post

Em diversas áreas a análise é parte fundamental para se chegar a um resultado final ou para se ter uma conclusão. E isso não é diferente no mundo da construção, e analisar dados faz parte do processo. E dentro dessa premissa, temos o analytics, que está cada vez mais presente no dia a dia de diversos segmentos. E um dos principais motivos para isso é o crescimento constante do Big Data.

A cada dia mais empresas entendem como o Big Data é importante e passam a adotar estratégias que envolvam mais análises de dados e insights a partir dessa análise.

Você está curioso para saber o que é Big Data?

Então acompanhe a explicação!

Sendo objetiva e sucinta: Big Data é o conjunto de informações presentes nos bancos de dados das empresas, que pode ser acessado e possui interligações entre si. Fica disponível na rede mundial de computadores e pode ser acessado remotamente, além de também ser todo e qualquer dado que pode ser coletado.

Resumindo: o Big Data tem a premissa de reunir e armazenar informações.

O conceito já existia, mas tornou-se famosa em 2001, quando o americano Doug Laney escreveu um artigo com a definição para o Big Data com os três “V”: Volume, Velocidade, Variedade, e com o tempo foi acrescido de mais 2 “V”: Variabilidade e Vínculo.

Volume = quantidade de dados, que influencia em dois pontos principais: armazenamento e análise.

Velocidade = rapidez com que são gerados os dados. Cada vez mais fontes fornecem dados, o que torna necessário o gerenciamento dessas informações em tempo real, de forma rápida e segura.

Variedade = quantidade de fontes e tipagens destes dados. Podem ser planilhas, dados estruturados, ou somente documentos de texto, vídeos e imagens.

Variabilidade = grande volume de informações que cresce constantemente.

Vínculo = conectar e correlacionar os elementos, criar hierarquias e ligações múltiplas para os dados.

Resultado de imagem para big data

 

Por que aplicar o Big Data na sua empresa?

O alto volume de informações gerados diariamente e acumulado durante anos pode ser visto como uma fonte de insights e não só um aglomerado de dados. Para isso, faz-se necessário pensar em um modelo de análise que ajude as empresas a encontrar ideias valiosas no meio de tantas informações.

E aí que entra o Big Data! Ele ajuda a encontrar oportunidades, correlações e cruzamentos de dados complexos.