Rate this post

É corriqueiro surgirem boas ideias no mundo da arquitetura e construção. Neste universo permeado pela criatividade, propostas inovadoras não faltam. Dessa forma, construções que aliam conforto e praticidade se uniram também a um fator importante, principalmente, para o futuro: a sustentabilidade. Transformar um material em uma obra de arte ou até mesmo dar um novo propósito para ele, é genial. Esse é o caso do container. O material que serve para transportar carga em navios, pode ser hoje aplicado em diversos tipos de construção como lojas, escolas, hotéis e casas. Além de dar novo uso às caixas metálicas que já cumpriram sua missão no ramo do transporte e ficam em portos, o custo é duas vezes mais barato que uma construção feita em alvenaria. O modelo também pode ser adaptado e implantado em vários locais.

 

Selecionamos aqui algumas dessas ideias irreverentes de transformar os containers s em projetos especiais.

 

Lojas:

A loja de container foi a estratégia utilizada para a Diesel para um espaço alternativo e que chamou muito a atenção dos consumidores, imprensa e varejistas. A ação foi um sucesso na Espanha. O design dos containers permitiu criar vitrines interessantes para a loja.

 

 

A Lacoste também apostou em um projeto ousado de lojas de containers espalhadas por pontos estratégicos dos EUA, assim ela conseguiu atingir seu público em diversos pontos nas temporadas da primavera e verão.

 

 

Escola:

Em Santos estudantes universitários criaram o projeto Escola Modular, uma escola feita de containers. O projeto, possui quatro salas de aula, cozinha, banheiros, sala dos professores, diretoria, biblioteca, refeitório, e leva apenas seis meses para ficar pronto. Cada módulo sai em média R$ 50 mil, o que resultaria num custo total de R$ 400 mil, com as mobílias inclusas. Cada sala de aula acomodaria 27 alunos, somando 108 estudantes por turno.

 

 

Escritórios:

Esse tipo de projeto é indicado atendimento móvel, plantões de venda, home office e escritórios com poucos funcionários.

 

 

Espaço de convivência:

Elaborado pela Todescan Siciliano, a ideia foi realizar uma construção em um bairro com poucas opções de lazer para atrair as pessoas para o espaço de 4.000m². Um projeto dinâmico e multiuso, a Vila Butantan, é um lifestyle center a céu aberto, que reúne um mix de trucks, lojas, serviços e restaurantes em São Paulo.

 

Lembrando que para se fazer um projeto dentro do container é preciso fazer um revestimento térmico e acústico. Já as instalações para a rede de esgoto e eletricidade passam pelo mesmo processo que é feito em uma casa de alvenaria, por exemplo. Outro detalhe importante, é o Laudo de Habitabilidade, documento que comprova que o container não contém resíduos químicos, biológicos ou radiativos.