Rate this post

Redefinido por tecnologias avançadas e novos valores sociais, o ambiente de trabalho encontra-se em mutação, criando novos desafios e oportunidades. Essas forças estão remodelando o espaço laboral e criando a necessidade de jornadas mais flexíveis.
O conceito de trabalho vem sofrendo profundas mudanças nas últimas duas décadas graças à revolução tecnológica, principal facilitador das jornadas flexíveis. Uma grande mudança em tudo isso é o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e a alocação de tempo, um dos principais benefícios que os funcionários buscam em suas organizações.
Uma jornada de trabalho flexível não significa relaxar ou não cumprir metas e prazos. Em vez disso, ela permite que o funcionário decida seu próprio horário, ambiente de trabalho e local para entregar os melhores resultados. A seguir, algumas razões para oferecer horários de trabalho flexíveis em sua organização:
1. Permite que os funcionários produzam melhores resultados — ao ser limitado por horários de trabalho rígidos, o funcionário passa mais tempo olhando o relógio do que realmente sendo produtivo, o que diminui consideravelmente a qualidade do seu trabalho. A jornada flexível permite que se trabalhe quando e onde for mais produtivo.
2. Satisfação no local de trabalho — é muito mais provável que os funcionários estejam mais satisfeitos quando têm mais controle sobre suas horas de trabalho. Assim, oferecer jornadas flexíveis encorajará a felicidade, e funcionários felizes impulsionam o crescimento e a lucratividade dos negócios.
3. Melhor retenção de talentos — a rotatividade de funcionários pode ser muito dispendiosa para a empresa. Estudos mostram que jornadas flexíveis tendem a dar mais satisfação do que turnos regulares. Além disso, garantem um alto nível de engajamento dos funcionários.
4. Melhor saúde mental — segundo pesquisas, um ambiente rígido de trabalho gera altos níveis de estresse entre os funcionários. A flexibilidade, como o trabalho remoto, horários flexíveis e horários reduzidos, tem um enorme impacto positivo na qualidade de vida dos colaboradores, o que resulta em melhor produtividade.
A flexibilidade foi imposta a todos nós durante esses tempos de pandemia; é hora de ser adotada definitivamente para continuar avançando. Os benefícios de uma força de trabalho mais fluida logo aparecem.