Atualmente, a certificação LEED é o sistema de classificação de edifícios verdes mais amplamente utilizado e reconhecido em todo o mundo. Ela atesta se um empreendimento foi projetado e construído usando estratégias e materiais para maximizar a sustentabilidade, o que significa mais eficiência e economia.
Iniciada em 1998, a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é concedida pela organização não governamental United States Green Building Council (USGBC), com o objetivo de promover e estimular práticas de construções sustentáveis, satisfazendo critérios para uma construção verde. As seguintes categorias são analisadas: Localização e Transporte, Lotes Sustentáveis, Eficiência da Água, Energia e Atmosfera, Materiais e Recursos, Qualidade Interna dos Ambientes e Inovação e Prioridades Regionais.
O selo serve de parâmetro não só para avaliar se o empreendimento tem um manejo eficiente de recursos, mas também se é viável do ponto de vista econômico, social e cultural. Isto gera uma série de benefícios, que incluem diminuição dos custos operacionais, valorização do imóvel, menor obsolescência da edificação, conscientização de trabalhadores e usuários.
Investir em construções ecológicas envolve tanto investir no meio ambiente quanto aumentar a longevidade e a sustentabilidade de suas instalações. A melhoria da qualidade do ambiente interno contribuiu para reduções no absenteísmo e nas horas de trabalho afetadas por diversas enfermidades, com nítidas melhorias em produtividade.
Os edifícios geram quase 30 por cento de todos os gases de efeito estufa, 35 por cento dos resíduos do aterro vêm de atividades de construção e demolição e até 70 por cento da água municipal é consumida dentro e ao redor dos edifícios. Está claro que os edifícios podem ter um impacto substancial nas metas ambientais. A certificação LEED ajuda a economizar energia e água, promove a reciclagem de toneladas de resíduos de construção e demolição, reduz a emissão de gases de efeito estufa, entre outros tantos benefícios.
A sustentabilidade possibilita a eficiência e a economia. As empresas precisam estar convencidas de que ela é a forma mais bem-sucedida de fazer negócios.