Rate this post

A necessidade crescente de cortar custos, aumentar a eficiência e fornecer valor aos inquilinos e clientes está levando os gerentes de Facilities a inovar, com o auxílio da Internet das Coisas (IoT). Portanto, se você deseja avançar neste setor, deve conhecer a IoT e saber como ela está revolucionando a manutenção predial.
A Internet das Coisas (IoT, em inglês) refere-se a objetos do cotidiano que se conectam à Internet. Equipados com sensores e chips de computador, esses objetos são capazes de coletar dados sobre como são usados e interagir com outros dispositivos em uma rede sem fio. Isso é particularmente útil para monitorar ambientes em tempo real, detectar padrões e problemas potenciais e até mesmo automatizar várias tarefas. Por exemplo: os gerentes de Facilities dispõem de sistemas de automação predial para controlar remotamente funções como ar condicionado e iluminação. Esses sistemas, porém, operam separadamente uns dos outros, proporcionando aos gestores visibilidade limitada sobre o desempenho do edifício. Ao integrar as soluções IoT com os sistemas de automação, a manutenção predial torna-se muito mais eficiente. Além de redução de custos, isso permite que se resolvam problemas antecipadamente, evitando grandes falhas de equipamento e riscos à segurança, que poderiam custar muito no futuro.
Todos os aspectos de um programa de manutenção de instalações podem se beneficiar da IoT, por meio da coleta e compartilhamento de dados entre os componentes. Um dos principais desafios nessa implementação, porém, é a segurança dos dados, que devem ser criptografados à medida que são compartilhados entre os dispositivos. É importante instalar uma solução que permita atualizações regulares de software e firmware. A IoT melhora a eficiência operacional e permite prever e prevenir problemas de manutenção com antecedência, porém, como os benefícios de custo não são imediatos, isso pode ser uma barreira para sua implementação. Felizmente, à medida que a IoT amadurece, os custos diminuem e é mais fácil encontrar calculadoras e outras ferramentas que ajudem o gerente de Facilities a ter uma melhor ideia de quanto a empresa economizará.
Cerca de 90% do custo com energia de um edifício relaciona-se ao gasto com iluminação e ar-condicionado. Com o auxílio da IoT, a manutenção desses sistemas torna-se mais econômica, além de proporcionar uma maior eficiência energética, diminuição do impacto ambiental e otimização de recursos. Com a Internet das Coisas, é possível acessar dados sobre praticamente todos os aspectos vitais do empreendimento: iluminação, HVAC, consumo de água, temperatura dos equipamentos, dados funcionais, como corrente, carga de trabalho, tempo de atuação, e tudo em tempo real e de forma simplificada. Como resultado, a IoT na manutenção predial possibilita a redução de tempo e esforço dedicado às corretivas. Como a obtenção de dados é mais simples, isso facilita a aplicação de manutenções preditivas, detectando possíveis defeitos e os corrigindo, antes que resultem em falha.
A tendência é o uso da IoT se tornar regra, ao invés de exceção, com as empresas encontrando maneiras de superar as barreiras de custo, conectividade e segurança, e atualizando gradualmente seus sistemas de manutenção. Investir em tecnologia e inovação é o caminho para se obter mais eficiência, reduzir custos desnecessários e amenizar o impacto ambiental, com o consumo racional de água e energia.