Rate this post

A manutenção preditiva utiliza ferramentas e técnicas de monitoramento para rastrear o desempenho do equipamento durante a operação normal, a fim de detectar possíveis defeitos e corrigi-los antes que resultem em falha. Caso utilizada com frequência e corretamente, ela evita reparos dispendiosos e tempo de inatividade do equipamento, levando a uma redução de gastos a longo prazo.
A manutenção preditiva é baseada na troca de informações, o que permite que os técnicos entendam o que está acontecendo nas máquinas e identifiquem quaisquer ativos que possam precisar de atenção. As previsões baseiam-se no estado do equipamento, que é constantemente avaliado, com base nos dados recolhidos nas mais diversas inspeções.
Existem três tipos de ferramentas de manutenção preditiva: 1) sensores, 2) ferramentas analíticas e de monitoramento e 3) ferramenta de agendamento. Usando a tecnologia IoT, diferentes sensores podem coletar e compartilhar dados, permitindo monitorar as mudanças e fazer ajustes para evitar que pequenos contratempos evoluam para grandes problemas.  As ferramentas analíticas e de monitoramento incluem análise de dados, aprendizado de máquina e avanços na conectividade por meio da Internet das Coisas. Os dados coletados são então analisados por meio de algoritmos preditivos, que identificam tendências, com o objetivo de detectar quando um ativo necessitará de reparo, manutenção ou substituição. As ferramentas de agendamento permitem que o tempo e os recursos da empresa sejam usados de forma mais eficiente.
Investir em ferramentas de manutenção preditiva resulta em diversos benefícios para a empresa:
Redução dos custos de manutenção — por serem capazes de prever e evitar falhas de equipamentos, as empresas podem reduzir muitos gastos. Em setores com uso intensivo de ativos, melhorar o planejamento de manutenção pode resultar em enorme economia. A manutenção preditiva baseada em IoT permite que se programe sistematicamente a manutenção ideal e a rotina de inspeção, evitando tempo de inatividade não planejado e esforço desnecessário. Redução do tempo de interrupção — ao introduzir uma resposta mais focada à falha do equipamento, o número de avarias pode ser reduzido, economizando custos para toda a operação, por meio do aumento da eficiência e da manutenção da produção de alta qualidade. Otimização da produtividade — a manutenção preditiva reduz o tempo necessário para o reparo e a frequência do reparo em caso de falha crítica do equipamento. O número de avarias diminui, as condições da fábrica melhoram drasticamente, levando a uma redução dos acidentes de trabalho. Todos esses fatores ajudam a aumentar a produtividade. Crescimento da receita — uma manutenção preditiva bem-sucedida terá um impacto positivo na receita da empresa. Isso não só tem um efeito positivo no seu eventual lucro líquido, mas também no retorno sobre o investimento (ROI).
Qualquer que seja a tecnologia que a abordagem de manutenção preditiva utilize, os benefícios surgirão no longo prazo, em face dos crescentes desafios enfrentados pelas equipes de manutenção de equipamentos.