Rate this post

Muitas pessoas vivem ou trabalham atualmente nos chamados edifícios Net Zero, consumindo menos água e energia, e esta realidade está mudando a maneira como percebemos as edificações. Elas não são mais espaços inanimados, porém ambientes propícios para a criação de um futuro mais saudável e sustentável.
ZERO ÁGUA E ENERGIA
Quem não sonha em dar adeus à conta de luz ou de água? O que parecia um sonho distante já se transformou em realidade para muitos edifícios no país. Os chamados edifícios Net Zero são inteligentes e eficientes, autossustentáveis energética e/ou hidricamente, o que significa produzir toda a energia elétrica que consumir e/ou não utilizar fontes convencionais de água, ou seja, não depender da concessionária para fornecer água potável ao edifício e captar, tratar e transformar os efluentes in loco. Este é um processo viável não apenas para edifícios, pois tem se tornado mais acessível e economicamente atrativo também para residências.
No Brasil, a maioria dos edifícios Net Zero Energia utilizam a energia solar, porém, além desta, pode-se criar também um sistema de geração eólica, com microturbinas eólicas ou uma usina que utiliza biomassa. Para ser Net Zero Água, o edifício deve contar com uma fonte hídrica alternativa, que pode ser captação de água da chuva ou extração de água de um poço autorizado. O esgoto também deverá ser tratado, por meio de uma estação interna de tratamento ou de tanques de tratamento natural do esgoto, os chamados wetlands. A água produzida poderá ser utilizada em irrigação ou limpeza de áreas comuns.
Em nosso país, o GBC Brasil disponibiliza a certificação Zero Energy, de autossuficiência energética em prédios. Trata-se de uma ferramenta para o desenvolvimento de construções, reformas ou operação, visando o equilíbrio entre o consumo e geração de energia por fontes renováveis nestas edificações. NZEB (NET ZERO ENERGY BUILDING) é o edifício que comprova que o consumo de energia local da operação anual é zerado por uma combinação de alta eficiência energética e geração de energia por fontes renováveis.
São objetivos da certificação Zero Energy: garantir o cumprimento das metas da COP Paris; acelerar a transformação do mercado nacional de eficiência energética e a geração de fontes de energias renováveis; gerar novos empregos; desenvolver novas tecnologias; reconhecer a iniciativa dos empreendedores; promover ambientes mais saudáveis, capazes de propiciar a melhora do bem-estar dos ocupantes.
Com o apoio do World Green Building Council e diversas outras instituições, o GBC Brasil pretende fazer com que todas as novas edificações e grandes reformas no país se tornem Net Zero, atingindo 100% desses segmentos até 2050.
Em continuação ao volume sobre sustentabilidade, na próxima semana abordaremos o tema “Certificações específicas para data centers e ambientes de telecomunicações”. Fique atento para não perder as publicações!