Rate this post

Mesmo antes da covid-19 e do distanciamento social obrigatório, as pessoas já passavam grande parte de seu tempo diário disponível, cerca de 90%, em ambientes fechados. Agora, porém, mais do que nunca, a qualidade do ambiente é importante, pois as preocupações com a propagação de doenças infecciosas e a manutenção da qualidade do ar levaram a um olhar mais atento sobre os edifícios em que vivemos ou trabalhamos.
EDIFÍCIOS SAUDÁVEIS
O surgimento de edificações saudáveis está mudando a maneira como vemos os edifícios. Como uma evolução natural dos prédios sustentáveis, busca-se cada vez mais o bem-estar para impulsionar a saúde, o conforto e a satisfação de seus ocupantes, ao mesmo tempo em que se procura melhorar a produtividade e o engajamento dos funcionários.
Diversos fatores podem afetar a saúde, a satisfação e o desempenho no trabalho: conforto térmico, qualidade do ar, tipo de iluminação, presença de ruídos e até mesmo as cores usadas na decoração do local de trabalho. Alguns ajustes no escritório poderão garantir que a equipe trabalhe em um espaço que promova produtividade, satisfação e felicidade, ao invés de gerar ansiedade, estresse e depressão. Com esta preocupação em mente foi desenvolvida a Certificação WELL, a primeira do mundo focada exclusivamente na saúde e no bem-estar humanos. Um edifício com Certificação Well é aquele que é projetado, construído e mantido para melhorar a satisfação, o bem-estar e a produtividade de seus usuários. Hoje, sabe-se que as doenças custam às empresas uma fatia considerável de sua massa salarial anual e é cada vez maior a percentagem de funcionários que sofrem de pelo menos uma condição crônica relacionada ao estilo de vida, como doença cardíaca ou diabetes. Os requisitos de conformidade para o ajuste padrão na Certificação WELL ocorrem em sete áreas principais: ar, água, nutrição, iluminação, fitness, conforto e mente.
Por que certificar um edifício em saúde e bem-estar? Para aumentar sua eficiência operacional, reduzindo custos, elevar seu valor comercial e consequentemente as oportunidades de vendas, para atender ao público-alvo com foco na saúde e no bem-estar, para apresentar o seu imóvel de forma inovadora e assertiva, para aumentar o interesse e reter clientes.
Na era pós-covid-19, o mundo inteiro estará pensando mais em saúde e bem-estar. Portanto, uma certificação nesse sentido fará diferença nos ocupantes de edifícios, adaptando-os de melhor maneira ao mundo em que vivemos.
Em continuação ao volume sobre sustentabilidade, na próxima semana abordaremos o tema “Certificações NET ZERO”. Fique atento para não perder as publicações!