Rate this post

O progresso tecnológico está gerando mais dados do que nunca, permitindo novos aplicativos e negócios que conectam pessoas, dispositivos e máquinas. A Intent-Based Networking, uma arquitetura de rede intuitiva, pode antecipar ações dos usuários, bloquear ameaças à segurança da rede e evoluir continuamente para oferecer o melhor desempenho possível para as necessidades da organização. Por que não aproveitar essa automação para dimensionar e proteger sua infraestrutura? A certificação do data center e de ambientes de telecomunicação pode abrir oportunidades e ajudar a maximizar esse potencial.
EFICIÊNCIA OPERACIONAL E AGILIDADE NOS NEGÓCIOS
Uma empresa normalmente depende intensamente dos aplicativos, serviços e dados contidos em um data center, tornando-o um ponto de convergência e um ativo crítico para as operações diárias. Assim, é vital para qualquer organização fazer parceria com um provedor de data center que possa garantir o recebimento de um serviço rápido, eficiente e estável. Existem várias maneiras de fazer isso, sendo uma das principais a parceria com um provedor de data center com as certificações que melhor atendam às necessidades da empresa. Elas garantirão que a infraestrutura atenderá normas, inclusive de padrão internacional, que envolvam questões de segurança, disponibilidade de serviços e redundância de recursos de processamento.
Concedidas pelo Uptime Institute, as certificações TIER medem o nível da infraestrutura da operação do data center, com o objetivo de comparar a funcionalidade, a capacidade e a esperada disponibilidade de um projeto de infraestrutura de data center em relação a outros. Elas variam do nível 1 ao 4 e são progressivas, ou seja, quando um data center é certificado em nível 3, por exemplo, significa que ele atende às especificações dos dois estágios anteriores e apresenta características extras.
A certificação LEED Gold, do US Green Building Council, mede o nível de sustentabilidade do empreendimento do data center. Para obtê-la, o projeto é analisado considerando os seguintes critérios: espaço sustentável, eficiência do uso da água, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade ambiental interna, inovação e processos, créditos regionais. A certificação LEED Gold pode gerar uma economia de 75% de água potável para o data center, com a instalação de vasos sanitários, torneiras e chuveiros economizadores e ainda pela captação da água da chuva. O uso de sistemas de ar condicionado de alta performance e iluminação eficiente podem proporcionar uma economia anual de 20% no consumo de energia.
Em 2016 o CEEDA (Certified Energy Efficiency in Data Centres Award), selo especializado em eficiência energética do data center, chegou ao Brasil. A certificação abrange um plano de ação operacional, que tem como finalidade melhorar ainda mais a avaliação de desempenho, o que permite às organizações comparar a performance de suas instalações e demonstrar publicamente liderança em eficiência energética do data center.
As certificações específicas para data centers e ambientes de telecomunicações aumentam sua eficiência operacional, ambiental e de disponibilidade, bem como reduzem custos. Além de serem ferramentas eficazes para que profissionais do setor e organizações obtenham as habilidades necessárias para um gerenciamento moderno desses espaços, elas podem igualmente ser motivo de orgulho para uma empresa, abrindo as portas para novas e melhores oportunidades de trabalho.