5 (100%) 1 vote

A transformação tecnológica que a Infraestrutura 4.0 proporciona pode reduzir custos e prazos e melhorar a eficiência, com o uso de aplicativos e ferramentas que mudam a maneira como são feitas as implantações. A seguir, 3 cases de sucesso de Infraestrutura 4.0, que ilustram como ela dá suporte à experiência do usuário, garante conforto, segurança, alta disponibilidade e eficiência, além de sustentabilidade ambiental e custo operacional reduzido.

CENTRO EMPRESARIAL CNC

No ano de 2018, a Iris Imóveis Corporativos, administradora do CECNC, e a Orion, responsável pela automação do empreendimento, em conjunto com a Coordenação-Geral de Administração da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, localizada no referido edifício, em Brasília, DF, implementaram o projeto que consiste em integrar, através do sistema de automação, a leitura do cartão de acesso com o sistema de ar condicionado. Após identificada a chegada do usuário em uma das catracas do prédio, automaticamente a refrigeração de sua sala de trabalho é ligada. Nos 7 primeiros meses de implantação, a economia gerada equivaleu a 61,5% do valor de uma fatura mensal de energia elétrica da PGFN. Por meio dessa interação, foi possível otimizar o consumo, gerando benefícios tanto para o meio ambiente (redução no consumo de energia elétrica) quanto para o poder público (redução das despesas).

CAESB – RA PARA MONITORAR SFV

O uso da realidade aumentada, facilitada pela Infraestrutura 4.0, pode reduzir custos, melhorar a operabilidade e possibilitar uma prestação de serviço personalizada em um empreendimento. Com o objetivo de facilitar a assistência técnica, a Orion implementou esta ferramenta no quadro elétrico da Sala Técnica do Sistema Fotovoltaico da CAESB – Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal. Ao apontar um tablet ou um smartphone para o painel de controle, os dados de consumo, sensores e alarmes podem ser conferidos em tempo real, tudo isso sem precisar abrir o equipamento. As vantagens são muitas: ao invés de o técnico de manutenção andar por todo o prédio para fazer as rotinas de manutenção, ele tem a informação nas mãos para poder tomar a decisão, que pode ser: fazer uma preventiva, uma corretiva, ou simplesmente ver que está tudo bem. Com esta tecnologia, o processo fica mais rápido em até 30%, tornando a equipe mais produtiva. É a inovação no processo de manutenção, possibilitada pela Infraestrutura 4.0, com alta tecnologia e conectividade.

CENTRO CORPORATIVO PORTINARI

Localizado em Brasília, DF, o Centro Corporativo Portinari obteve o certificado LEED Platinum, o primeiro a alcançar o mais alto nível LEED na região Centro-Oeste. Fachada projetada para redução de carga térmica, sistema de gerenciamento de iluminação, controle setorizado de temperatura, usina fotovoltaica, sistema de climatização VRF de alta eficiência, medição setorizada de energia, sistema de esgotamento a vácuo, geradores de 750 kVA para 100% do prédio, sistema de reúso de água e medição de água setorizada são alguns dos recursos presentes na edificação. A Orion foi a responsável pela instalação do sistema de esgotamento a vácuo, capaz de sugar e triturar o esgoto como uma forma de diminuir a eliminação de resíduos que se decompõem lentamente no meio ambiente, reduzindo drasticamente a quantidade de água para esse uso. O Centro Corporativo Portinari é um exemplo de como diretrizes de sustentabilidade inovadoras da Infraestrutura 4.0 podem assegurar o uso racional da água, eficiência energética e qualidade do ambiente interno.

A Infra 4.0 garante o conforto, a segurança e a experiência dos usuários, além de aumentar a eficiência e a sustentabilidade do empreendimento, proporcionando um custo operacional reduzido, e quem não gostaria de implementar soluções que garantissem isso ao seu negócio?