5 (100%) 1 vote

Estima-se que a população mundial tenha chegado a 7,7 bilhões em abril de 2019, com mais da metade das pessoas vivendo nas cidades, o que faz com que a procura pelo bem-estar se torne uma preocupação laboral em todo o planeta. Nos EUA, os gastos com o estresse relacionado ao trabalho consomem a impressionante cifra de US$ 345 bilhões por ano. Tudo isso indica uma clara necessidade por espaços de trabalho mais saudáveis, com a valorização do recurso mais valioso das empresas – as pessoas.

Com essas preocupações já em mente, a certificação WELL foi criada em 2013 e está rapidamente tornando-se um padrão da indústria. Os requisitos de conformidade para o ajuste padrão ocorrem em sete áreas principais: ar, água, nutrição, iluminação, fitness, conforto e mente. Cada categoria é pontuada em 10 e, dependendo do total alcançado, a certificação concedida pode ser Silver, Gold ou Platinum. Ela tem validade de 3 anos e após esse período é necessário submeter a certificação novamente.

MELHORIA EM DIVERSOS ASPECTOS

Sem dúvida o design de um ambiente de trabalho influi na decisão sobre onde trabalhar, portanto, projetar com as pessoas em mente é um tópico que não pode mais ser ignorado.

Pesquisas globais coletaram alguns dados interessantes: a melhor qualidade do ar interior pode levar a uma melhoria de 8-11% na produtividade; uma melhor nutrição reduz em 27% a depressão, em 13% o sofrimento e leva a uma melhora geral na saúde mental; estar mais perto de janelas nos torna mais produtivos, especialmente se divisarmos a natureza; o conforto térmico tem um impacto significativo na satisfação dos empregados, e ainda mais se tiverem controle sobre ele; a adição de plantas no ambiente de trabalho reduz significativamente o estresse e a preocupação com a saúde.

Colocando essas ideias em prática, o escritório da CBRE, em Madri, foi o primeiro a obter a certificação WELL na Espanha. Ao abordar os conceitos de ar, conforto, luz e mente, uma espécie de “imersão na floresta” foi implementada no ambiente: carpetes verdes, muitas plantas, iluminação natural e elétrica, tudo pensado para proporcionar espaços dinâmicos e diversos para as necessidades dos funcionários (vide fotografia. Crédito: CBRE Madrid).

Sabemos que as plantas são essenciais para manter a qualidade do ar, mas o Well Building Standard vai além, ao enfatizar a biofilia – termo popularizado por Edward Wilson, entomologista e biólogo americano, ao lançar um livro com este nome em 1984. Segundo ele, os seres humanos têm uma ligação emocional genética com a natureza. Em muitos projetos certificados WELL, os efeitos restauradores das plantas no bem-estar humano resultaram na instalação de paredes verdes “vivas” nos escritórios.

No escritório da CBRE em Madri, contemplam os conceitos de nutrição e fitness uma alimentação saudável, com todas as informações nutricionais, bem como aulas de Pilates, yoga e corrida.

A CBRE obteve o retorno do seu investimento em um ano. Agora, 80% dos funcionários se sentem mais produtivos e 90% acham que a certificação WELL teve um impacto positivo sobre eles. Afinal de contas, quem não gostaria de trabalhar em um lugar assim?

Se este tema lhe interessou, no dia 09/05 faremos um evento gratuito na sede da Totvs sobre “Tecnologias disruptivas aplicadas em escritórios: UX, espaços integrados, dinâmicos e saudáveis”. Inscreva-se agora e participe do evento clicando aqui.