Rate this post

Certamente você já ouviu falar no termo “experiência do cliente” (CX – customer experience, em inglês). Trata-se da soma de todas as interações que o consumidor tem com um serviço ou produto, e isso inclui todo contato online, offline, virtual ou físico, direto ou indireto, o que está diretamente relacionado à percepção que as pessoas têm desse serviço ou produto.

Vivemos ultimamente a era da vivência, ou seja, a experiência e a relação que o cliente tem com uma marca são tão importantes quanto o serviço ou o produto que ela oferece.

De acordo com pesquisas, mais de 90% das empresas competem basicamente com base na CX, mas uma nova fronteira competitiva surge no horizonte: a “experiência do funcionário” (EX – employee experience, em inglês). Por meio dela, as empresas procuram aumentar a satisfação, a produtividade e a permanência de funcionários.

O QUE É A EXPERIÊNCIA DO FUNCIONÁRIO (EX)

Essencialmente, a experiência do funcionário refere-se a tudo que um funcionário experimenta no trabalho: suas interações com seu chefe, seu software, suas equipes e dezenas de outras coisas. Em resumo: é todo o espectro das experiências de um funcionário durante todo o tempo em uma empresa. E qual a importância disso para uma empresa? São muitas as vantagens. Oferecer uma EX satisfatória, por exemplo, pode dar aos empregadores uma vantagem competitiva em atrair funcionários altamente capacitados e incentivá-los a permanecer em suas organizações. Quando a experiência do funcionário é boa, os funcionários são felizes, engajados e capazes de realizar seu trabalho com eficiência, o que proporciona melhores resultados finais.

AUMENTANDO A EX POR MEIO DE EDIFÍCIOS SAUDÁVEIS

Os departamentos de RH estão constantemente à procura de novas maneiras de melhorar a saúde e o bem-estar dos funcionários, e prédios mais saudáveis ajudam a tornar as pessoas mais produtivas, reduzem o absenteísmo e criam ambientes de trabalho mais agradáveis, o que pode aumentar consideravelmente a EX.

Lançado em 2014, o WELL Building Standard é uma maneira significativa de proporcionar saúde e bem-estar nos espaços onde vivemos, trabalhamos, aprendemos e nos divertimos. A certificação WELL abrange 102 características do empreendimento, divididas em pré-condições e otimizações, sendo que cada uma delas é desmembrada em partes a serem atendidas através de projeto, medições ou protocolo (relatórios, cartas, documentações). Empresas em mais de 50 países estão implementando o WELL e transformando seus locais de trabalho, posicionando a saúde de seus funcionários em primeiro lugar.

A popularidade de websites como o LinkedIn torna muito mais fácil para os possíveis funcionários avaliarem o EX diário em uma empresa na qual estão considerando trabalhar. Uma vez que as empresas tenham alcançado a certificação WELL, os profissionais de RH poderão trabalhar conjuntamente com sua equipe de marketing e comunicação para anunciar sua conquista e ajudar a criar uma marca de emprego mais atraente e envolvente, o que certamente ajudará a atrair e reter os melhores talentos.

Acompanhando as métricas de ROI (return on investment), como produtividade, satisfação no trabalho, engajamento, atração, retenção, custos de assistência médica antes e depois da certificação, nota-se que a certificação WELL é capaz de aumentar a EX bem como os resultados financeiros da empresa, e quem não gostaria de levar seu negócio mais além dessa maneira?

Se este tema lhe interessou, no dia 09/05 faremos um evento gratuito na sede da Totvs sobre “Tecnologias disruptivas aplicadas em escritórios: UX, espaços integrados, dinâmicos e saudáveis”. Inscreva-se agora e participe do evento clicandoaqui.