Rate this post

As câmeras termográficas podem ser uma ferramenta útil e eficaz quando usadas em circunstâncias apropriadas, principalmente agora, quando o monitoramento da temperatura é usado para controlar a propagação do novo coronavírus.
A câmera termográfica é uma adaptação das câmeras térmicas, criadas para medir a temperatura de equipamentos. Esse ajuste foi feito para que pudesse ser medida a temperatura corporal do ser humano.
Existem 3 tipos de leitores termográficos: o primeiro é a pistola manual, que necessita de um operador e avalia pessoa por pessoa. O segundo é o leitor termográfico para controle de acesso, que pode ser instalado numa catraca, torniquete ou porta. Ele permite a integração entre a termografia e o controle de acesso, com o objetivo de impedir o acesso com a temperatura elevada, acima de 37,3 graus Celsius, que é a norma utilizada no Brasil. Os parâmetros de controle são: reconhecimento facial e temperatura corporal, porém, o sistema também pode verificar se a pessoa está ou não de máscara. A aferição de temperatura é feita sem contato físico e casos suspeitos não adentram o site. Com os parâmetros atendidos, a liberação do acesso ocorre após reconhecimento facial, confirmação de temperatura e uso correto de máscara. Caso um deles falhe, o acesso é bloqueado. O terceiro tipo de câmera térmica é um sistema similar ao CFTV, capturando várias pessoas numa mesma imagem. Em um ambiente de multidão, onde entra muita gente, ele identifica, no meio de 10, 15, 20 pessoas, quem está com a temperatura acima dos 37,3 graus Celsius. Esta pessoa, então, pode ser abordada e conduzida para um setor de triagem, para que seja avaliada por alguém da área de saúde.
Embora o uso adequado e cuidadoso do rastreamento pela termografia seja útil, outras medidas devem ser usadas em conjunto para limitar a disseminação do coronavírus. Se implantadas ao lado do distanciamento social, do uso de máscara e da lavagem das mãos, as câmeras térmicas podem ser uma arma valiosa no arsenal da luta pelo controle da doença.
A termografia faz parte do portfólio de soluções da Orion. Já instalamos o sistema em órgãos públicos e em grandes fábricas. Os RHs desses locais reportaram que o sistema levou conforto e bem-estar aos funcionários, que ficaram muito mais tranquilos e confortáveis em trabalhar, por estar sendo aferida a temperatura corporal de quem entrava nas fábricas. Obviamente, isso se reflete em aumento na produtividade.
E agora, que você já conhece os benefícios associados à termografia, entre em contato com um de nossos especialistas por meio do email contato@grupoorion.com.br para saber qual solução é a mais adequada para o seu empreendimento. Teremos uma enorme satisfação em atendê-lo.