Rate this post

Responsável por deixar a empresa sempre acessível aos clientes online e aos colaboradores, o Data Center, ou Centro de Processamento de Dados (CPD), é um ambiente complexo. Caso não seja bem administrado, pode causar muitos transtornos à organização.
DIFERENTES SOLUÇÕES
As soluções de Data Center se referem aos produtos e serviços necessários para criar e manter um centro de processamento de dados. Os produtos podem ser equipamentos de TI (servidores, roteadores, sistemas de armazenamento e firewalls) ou infraestrutura de suporte (sistemas de refrigeração, baterias, geradores e cabeamento). Os serviços incluem suporte técnico, instalação e configuração.
Sentindo o impacto das transformações e avanços tecnológicos, os Data Centers estão se renovando como nunca, melhorando seus recursos, desempenho e eficiência. Esse processo inclui a sua migração, mudanças em grande escala no hardware, adição de virtualização e componentes definidos por software e automatização de processos de negócios. Data Centers tradicionais, que não são projetados para se beneficiar da computação em nuvem, devem ser modernizados ou transformados para lidar com o acesso remoto, virtualização de rede e outros recursos de computação em nuvem. Alguns componentes físicos de hardware podem ser substituídos por componentes lógicos, como máquinas virtuais e unidades de armazenamento virtuais.
O que um gestor de TI pode fazer quando o Data Center simplesmente para de funcionar devido a um evento inesperado? A paralização dos serviços de TI afeta todas as operações da organização. Para evitar este tipo de situação, manter a produtividade e a segurança efetiva das informações, um plano de recuperação de desastres é imprescindível, protegendo os dados contra ameaças digitais, catástrofes naturais, falhas humanas e problemas de hardware.
OTIMIZAÇÃO E DESEMPENHO
Ao otimizar seu ambiente de Data Center, as instalações podem oferecer muitos benefícios de desempenho para seus clientes, um deles o gerenciamento das demandas atuais de big data. As estratégias de otimização possibilitam uma série de vantagens: melhor uso de computação — Data Centers otimizados podem gerenciar cargas de trabalho de computação com muito mais eficácia; melhor eficiência de resfriamento — a infraestrutura de resfriamento representa cerca de 40% da energia total consumida por um Data Center. O problema é ainda pior em instalações mais antigas e mal otimizadas. Incorporar ferramentas DCIM sofisticadas (Data Center Infrastructure Management) para monitorar e regular cuidadosamente os recursos de resfriamento pode reduzir significativamente seus custos; melhor confiabilidade do tempo de atividade — Data Centers bem otimizados também tendem a ser mais confiáveis. Como eles usam a energia de maneira mais eficiente, há menos desgaste nos equipamentos de TI e de resfriamento.
O Data Center é o ponto nevrálgico de qualquer empresa. Não importa seu tamanho ou capacidade, sua operação deve ser precisa, com soluções e otimizações que impulsionem sua eficiência, economia e desempenho, o que pode significar estar bem à frente da concorrência.