Rate this post

Antes da década de 1980, a manutenção era feita somente quando algo saía errado, cujos dados eram anotados com lápis e papel. Quando as soluções CMMS se concretizaram, no final dos anos 1980 e início dos anos 1990, as organizações reduziram seus custos e obtiveram maiores lucros. Como isso é possível com um sistema de gestão de manutenção?

O SOFTWARE CMMS

Um CMMS (Computerized Maintenance Management System) é um software projetado para simplificar o gerenciamento de manutenção, e é isso o que os usuários do sistema fazem todos os dias, ao responder a uma ordem de serviço sob demanda para a troca de uma lâmpada ou realizando inspeção de rotina em um sistema HVAC. O software jamais poderá substituir o trabalho de um técnico qualificado, mas garantirá que as tarefas sejam priorizadas corretamente e que tudo esteja pronto (estoque, mão de obra) para garantir o êxito, capacitando os gerentes com dados para que possam tomar as decisões com a maior quantidade possível de informações. São diversas as soluções CMMS disponíveis, a melhor será aquela que permita aos usuários realizar suas práticas de manutenção existentes da forma mais eficaz, introduzindo recursos de economia de tempo que proporcionem redução de custos e maior lucratividade.

Os benefícios de um sistema de gerenciamento de manutenção computadorizado são extensivos, divididos basicamente nestes aspectos: redução de custos, gerenciamento de estoque e ativos, melhorias no fluxo de trabalho, rastreamento e relatórios. Um software de gerenciamento de manutenção computadorizado ajuda a empresa a incorporar e automatizar facilmente estratégias de manutenção preditiva e preventiva que a ajudarão a reduzir o tempo de inatividade do equipamento e evitar paradas não planejadas e caras. E as vantagens não param por aí: redução do tempo médio de reparo de problemas, diagnóstico mais rápido e eficaz, custos de reparo menores, otimização dos níveis de estoque, rastreamento de atualizações de manutenção e histórico de trabalho, otimização de recursos, aprimoramento da comunicação entre a equipe de manutenção e os gerentes, visualização de necessidades futuras, melhoria no tempo de resposta, garantia de melhor segurança.

TOMADAS DE DECISÕES

Ainda usando rastreamento manual e dezenas de planilhas para tomar suas decisões? Um sistema CMMS gera uma grande quantidade de dados de rastreamento e relatórios, transformando-os em percepções que possibilitam decisões embasadas e melhor resultado nos negócios.

A manutenção das instalações pode seguir tantos caminhos que muitas vezes torna-se uma questão complicada para os gerentes do local de trabalho. É difícil imaginar uma estratégia de gerenciamento de manutenção de instalações sem um sistema CMMS robusto. Ele estabelece uma estrutura para garantir que os recursos, ativos e instalações sejam gerenciados adequadamente. Ter a automação, os dados e a supervisão de um CMMS pode ser a diferença entre um plano proativo e o gerenciamento reativo de instalações, o que pode significar tempo e dinheiro desperdiçados.