Rate this post

A infraestrutura do data center está propensa a ataques cibernéticos, perda de dados e muitos ataques a bancos de dados, como injeção de SQL, hackers, tailgating, roubo de propriedade intelectual. À medida que as ameaças cibernéticas se tornam mais complexas, os cibercriminosos continuam a visar os data centers — verdadeiros tesouros de dados e informações valiosas.

Um data center não é simplesmente a instalação de armazenamento para a infraestrutura de TI de um negócio, ele fornece muitos serviços, incluindo organização de dados, processamento, armazenamento, recuperação de dados, backup etc. Para isso, dispõe de tecnologias cruciais para suas operações. A segurança do data center deve ser considerada como a principal prioridade, com o acesso e os procedimentos de segurança gerenciados e mantidos de forma consistente.

São muitos os procedimentos, práticas e métodos de segurança do datacenter, destacando-se como mais importantes:

Controle de segurança de acessibilidade física — monitoramento de vídeo no local, guardas de segurança e detectores de metal, bem como métodos de segurança em camadas, adaptados para proteger a sensibilidade dos dados, pontos de verificação de segurança, acesso limitado ou único etc. Espaços seguros, especialmente aqueles com servidores e ativos vitais, nunca devem permitir o acesso de funcionários não autorizados. Para isso, os data centers exigem vários níveis de restrições de acesso físico e digital. A tecnologia biométrica é uma camada de segurança eficaz baseada em recursos exclusivos de um indivíduo, como uma impressão digital ou um exame de retina. Além dos cartões de acesso convencionais, muitas empresas estão implementando fechaduras controladas por biometria.

Sistemas de detecção de intrusão — eles podem identificar atividades anômalas de usuários ou sinais de phishing, ataques DDoS e outras ameaças comuns ou sofisticadas à rede. A autenticação de dois e três fatores também é uma medida importante de segurança da rede.

Proteção de dados — todos os dados devem ser fortemente protegidos, monitorados em todos os momentos e ter backups periódicos para proteção e armazenamento eficientes durante o transporte. Além disso, todos os protocolos de segurança de dados devem monitorar as tendências, abordagens e tecnologia atuais. A cultura da boa segurança cibernética deve ser disseminada em todos os funcionários que interagem frequentemente com os dados.

Hoje, empresas especializadas apresentam várias iniciativas de segurança para tornar os data centers e os serviços neles baseados completamente seguros. Prometendo ser uma das prioridades para 2022, a segurança no nível do chip desponta como grande inovação, protegendo tanto o hardware quanto o software de invasões.

Os data centers são alvos valiosos para criminosos cibernéticos e hackers. Em muitos casos, o objetivo dos ataques é roubar ou até mesmo destruir dados. Os responsáveis pela segurança do data center devem fazer planos com base na ideia de que um ataque cibernético bem-sucedido acontecerá e tomar medidas para garantir que os incidentes possam ser detectados e minimizados. O centro de processamento de dados mantém informações proprietárias e confidenciais inestimáveis, como propriedade intelectual, dados de clientes e registros financeiros, e, portanto, precisam ser física e digitalmente seguros.