Rate this post

Atualmente, os data centers são responsáveis por 3% do consumo total de energia mundial, o que representa um desafio para o setor. Como reduzir esse gasto energético, enquanto se garante a sustentabilidade em benefícios diretos para o cliente?

Qualquer um que conheça servidores de data centers sabe que o calor é um inimigo, e historicamente tem sido necessária uma grande quantidade de energia para resfriá-los até o ponto em que funcionem corretamente. Uma tecnologia de refrigeração mais eficiente permite que os data centers reduzam seu consumo de energia, reduzindo custos e se tornando mais sustentáveis.

Sistemas integrados de gerenciamento de edifícios e soluções de software podem rastrear o desempenho de data centers para garantir que não estejam desperdiçando energia. Muitos data centers modernos utilizam designs inovadores de layout que maximizam a eficiência e minimizam o desperdício, otimizando o fluxo de ar.

Existem soluções simples, com métodos mais eficientes para usar espaço e energia. Por exemplo, podem ser construídos racks mais altos para criar mais espaço de servidor em um espaço menor. Podem ser utilizados também novos sistemas de resfriamento líquido direto de baixo impacto para limitar o movimento ativo do ar sobre os servidores, eliminando a necessidade de resfriar todo o data hall e reduzindo o consumo e o custo de energia. Alguns data centers já estão substituindo sistemas tradicionais de resfriamento por evaporação de água com desperdício por sistemas inovadores de circuito fechado. Esses sistemas utilizam água reciclada para reduzir a carga sobre os sistemas de água locais.

Mais do que reduzir o consumo, a estratégia é migrar para o uso de energia renovável, mirando a eficiência energética em data centers. Uma das provas disso é o investimento de grandes players do mercado de data centers na Certificação ISO 14.001, que comprova o comprometimento da empresa e a implementação de processos eficazes para melhorar a gestão ambiental.

Como, porém, tornar a sustentabilidade sustentável do ponto de vista financeiro? Não é exagero dizer que o futuro do planeta está em risco se não adotarmos sistemas e práticas mais verdes e sustentáveis. Felizmente, a sustentabilidade anda de mãos dadas com a eficiência e a eficiência com a economia de custos.

Os provedores de data center podem trabalhar em estreita colaboração com as concessionárias locais, para encontrar maneiras mais eficientes de fornecer opções de energia mais ecológicas para seu mix de produtos. A sustentabilidade não deve ser uma sobretaxa, mas algo natural. Existem maneiras inteligentes de um data center ser sustentável. A sustentabilidade está evoluindo e os data centers também.