Rate this post

A Indústria 4.0 e suas principais tecnologias de informação e comunicação estão mudando completamente o mundo dos serviços e da produção. Isso é especialmente verdadeiro no âmbito da saúde e do bem-estar, com as novas tecnologias revolucionando o local de trabalho.

O surgimento das tecnologias da Indústria 4.0 em todo o mundo teve um nível de impacto variável quando se trata de um elemento em particular: saúde e segurança ocupacional, e as empresas têm sido rápidas em investir nas novas tecnologias devido ao seu potencial para economizar tempo e dinheiro de empresas a longo prazo. Novas realidades estão criando uma mudança radical no que significa “bem-estar no local de trabalho”.

Um dos principais ganhos da relação entre indústria 4.0 e sustentabilidade é a qualidade de vida dos colaboradores. E isso é importante não apenas do ponto de vista da saúde dos funcionários, mas, também, da produtividade do grupo, sem falar que um ambiente corporativo saudável e confortável é pré-requisito para a indústria se enquadrar nas normas de Segurança do Trabalho.

Com o auxílio de sensores, IoT, automação e big data, premissas da Indústria 4.0, a equipe terá ganhos relacionados à saúde laboral, economia de recursos financeiros e otimização da performance, como, por exemplo: conforto térmico e qualidade do ar sempre elevada; reposição dos níveis de oxigênio e retirada de ar viciado; melhoria nos níveis de luminosidade interna; iluminação efetiva e segurança visual para as atividades; produtividade em alta e bem-estar garantido; eliminação de problemas como cansaço e doenças respiratórias; redução de custos com energia elétrica e manutenções; local de trabalho mais salubre e agradável.

Alguns ajustes no escritório poderão garantir que a equipe trabalhe em um espaço que promova produtividade, satisfação e felicidade, ao invés de gerar ansiedade, estresse e depressão. Com esta preocupação em mente foi desenvolvida a Certificação WELL, a primeira do mundo focada exclusivamente na saúde e no bem-estar humanos. Hoje, sabe-se que as doenças custam às empresas uma fatia considerável de sua massa salarial anual e é cada vez maior a percentagem de funcionários que sofrem de pelo menos uma condição crônica relacionada ao estilo de vida, como doença cardíaca ou diabetes.

O trabalho mudou para sempre, e mais empresas estão formulando programas de bem-estar, experimentando maneiras criativas de manter as pessoas saudáveis e engajadas. Com tantas vantagens, não resta dúvida de que as tecnologias da Indústria 4.0 aliadas à sustentabilidade vieram para ficar, elevando o local de trabalho a um patamar muito mais moderno, econômico, sustentável e saudável.