Rate this post

A Indústria 4.0 está sendo tão transformadora quanto as três primeiras, levando inovações também aos ambientes corporativos. O chamado Escritório 4.0 é agora um lugar utilizado de forma eficiente, gerando maior produtividade, inovação e redução de custos, além da preocupação com a jornada e a experiência dos usuários.

Embora agora quase clichê, a pandemia da covid-19 demonstrou a necessidade de adaptabilidade e inovação constante. Para muitas empresas, a urgência de mudar rapidamente para novos paradigmas no curto prazo foi um teste que desafiou muitos aspectos de seus negócios. O objetivo para muitos era digitalizar suas operações, o que inclui as tarefas complexas de coordenar muitos sistemas interdependentes, incluindo capacitação de tecnologia, qualificação de funcionários para experiência digital e implantação de novos ferramentas colaborativas. Para as empresas, ficou claro que ambientes e processos de trabalho digital devidamente habilitados podem fornecer benefícios maiores do que o investimento.

No Escritório 4.0, a referência ao conceito de Indústria 4.0 é clara: o que foi feito para o setor manufatureiro foi tornar as estruturas e máquinas de produção conectadas e informatizadas, juntamente com seus acessórios. Essa interconexão, mediada por tecnologias industriais de IoT, permitiu reunir e correlacionar grandes quantidades de dados antes quase completamente desconectados do processo de tomada de decisão.

No Escritório 4.0, o controle gerencial e os fluxos internos de informações tornam-se extremamente mais eficazes, trazendo para as mesas a experiência de integração e correlação já experimentada na produção industrial. Mantendo o paralelismo com a automação industrial, a integração de ferramentas IoT em escritórios pode ser, se feita com os critérios certos, uma excelente ferramenta para melhorar a eficiência e a qualidade do trabalho, bem como a qualidade de vida do colaborador. Funções como ajustar a luz em relação ao brilho externo ou desligar todos os sistemas automaticamente, quando o último funcionário sair do edifício, exemplificam a capacidade do ambiente de reagir de forma autônoma às métricas coletadas. São demonstrações de como é possível simplificar e melhorar a gestão dos escritórios, tanto na qualidade de vida dos colaboradores, como também, e sobretudo, nos seus custos de gestão.

A Indústria 4.0, com inovações como a IoT, Inteligência Artificial e automação, não causou uma revolução apenas industrial. Seu impacto é sentido em todos os lugares. No Escritório 4.0, a digitalização e a automação revolucionaram os fluxos de trabalho, enquanto os dispositivos móveis tiraram os colaboradores do escritório, permitindo que trabalhem em vários locais. É uma mudança cultural para a qual toda empresa deve estar preparada e todas as áreas do negócio precisam trabalhar juntas.